Milhares de beneficiários do Auxílio Brasil já contrataram o empréstimo consignado. Outros, no entanto, foram surpreendidos por descontos no benefício sem terem solicitado o crédito.
Estes beneficiários se questionam sobre a possibilidade de cancelar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil. O mesmo vale para quem solicitou a linha de crédito, mas se arrependeu.
Independentemente do motivo, é válido saber que a solicitação de cancelamento do empréstimo consignado pode ser feita, desde que o valor liberado não tenha sido gasto. Enquanto isso, o calendário do Auxílio Brasil de novembro teve início na última quinta-feira, (17).
Embora os descontos estivessem previstos apenas para dezembro, eles já foram executados no benefício pago em novembro. O desconto possui duas justificativas: antecipação do banco para quem solicitou o empréstimo ou concessão irregular do crédito.
Em todo o caso, a diretora da Rede Brasileira de Renda Básica, Paola de Carvalho, que tem acompanhado os casos, disse que a maior parte dos descontos na parcela do Auxílio Brasil é de R$ 160.
A orientação concedida por ela é ter paciência. Não há o que fazer de imediato. Portanto, a diretora está em busca de uma ação coletiva judicial para solucionar o problema.
O que os bancos dizem sobre o cancelamento do empréstimo do Auxílio Brasil?
A Caixa Econômica Federal (CEF), informou na última quarta-feira, (10), que cancelará todos os descontos indevidos. Mas para solucionar o problema envolvendo o programa, o cidadão precisará formalizar a solicitação. No que compete ao desconto antecipado na parcela de novembro, o banco já começou a emitir notificações aos segurados com a seguinte mensagem:
“A sua parcela do empréstimo é debitada automaticamente a partir do primeiro benefício a ser recebido após a contratação. A data de 07/12 que aparece no extrato do contrato é o prazo para que a Caixa receba o valor do Ministério da Cidadania”, explicou.
Como solicitar o cancelamento do empréstimo do Auxílio Brasil?
Os segurados que não reconhecem o consignado ou que não querem mais usufruir do crédito têm o prazo de sete dias para desistir do crédito. O período é contabilizado a partir da data de liberação do dinheiro.
Antes de mais nada, é preciso identificar o banco que que operou o empréstimo do Auxílio Brasil e então, fazer contato. Se o contrato tiver sido formalizado junto à Caixa Econômica, o cancelamento deve ser diretamente na agência mediante a apresentação do CPF e um documento de identificação oficial com foto.