A chance do primeiro emprego em uma grande instituição agora pode se tornar uma realidade para jovens sem experiência. A legislação garante que grandes empresas reservem de 5% a 15% do seu quadro de contratação de funcionários para Menor Aprendiz. De acordo com a lei da Aprendizagem, esse público não precisa ter experiência e pode conciliar a escola com o trabalho. As inscrições estão abertas na Caixa Econômica Federal.
Para conseguir um emprego na Caixa Econômica Federal é preciso passar por um concurso, onde os candidatos são classificados com base no seu desempenho. No caso do Menor Aprendiz da Caixa isso não é necessário, a seleção acontece por intermédio de entidades de aprendizagem que são parceiras do banco. Essas instituições selecionam os candidatos com base no seu currículo.
Cumprindo com a lei da Aprendizagem, quando o banco oferece vagas de Jovem Aprendiz, garante para esse público a chance de conseguir o primeiro emprego. Será responsabilidade do empregador dar todo suporte ao funcionário para que ele consiga realizar as tarefas com sucesso. Aqueles que se destacarem podem subir de cargo dentro da empresa.
O contrato do Menor Aprendiz não pode ultrapassar dois anos, isso significa que sendo admitido o jovem tem esse período para atuar dentro das regras de aprendiz. Caso obtenha sucesso dentro do banco, poderá ser admitido, mas em um novo cargo e com novas funções.
Quem pode ser Menor Aprendiz na Caixa Econômica
Por lei, enquadram-se como jovem aprendiz aqueles que têm de 14 a 24 anos. No entanto, cabe a empresa determinar os pré-requisitos necessários para ser admitido. Para o Menor Aprendiz da Caixa Econômica Federal é preciso cumprir com as seguintes exigências:
- Idade para ingresso no programa – entre 15 anos completos e 17 anos completos;
- Renda familiar de até 50% do salário mínimo per capita;
- Escolaridade – mínimo 9º ano do ensino fundamental ou o equivalente na Educação para Jovens e Adultos.
Salário e benefícios do Menor Aprendiz
O Menor Aprendiz será registrado na Caixa Econômica, isso significa que vai trabalhar com carteira assinada e regido pela CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas). Diante disso, receberá os seguintes benefícios:
- Remuneração de R$954,00 por mês integral de aprendizagem;
- Auxílio-alimentação;
- Vale-transporte;
- Férias;
- FGTS: contribuição de 2%.
Inscrições Menor Aprendiz Caixa
Os interessados devem procurar as entidades parceiras do banco para consultar as vagas e o processo de inscrição para Menor Aprendiz Caixa Econômica. O cadastramento dos currículos pode ser online ou presencial, dependendo da instituição em questão.
Para saber qual o local de inscrição dependendo do seu estado, consulte:
- Acesse o portal de entidades parceiras da Caixa;
- Selecione o estado que reside;
- O sistema vai informar quais instituições disponíveis para inscrição;
- Clique na instituição desejada e preencha seu currículo.