É prática comum do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) pagar o abono especial de Natal aos seus segurados no final do ano, mais conhecido como 13º salário. Porém, alguns aposentados e pensionistas já receberam este pagamento adiantado no primeiro semestre. Entenda quem ainda pode receber o abono do órgão.
No início do ano, por conta da crise causada pela pandemia de Covid-19, o INSS juntamente com o governo federal tomou a decisão de adiantar a parcela do 13º salário para os seus segurados. Sendo assim, todos os cadastrados que tinham direito ao abono de Natal receberam o pagamento entre abril e junho.
Porém, os novos segurados do INSS, que entraram a partir de maio de 2022, não estão entre aqueles que receberam o adiantamento. Portanto, apenas aqueles que entraram a partir de maio receberão o depósito do abono especial de Natal no final do ano. O pagamento do 13º salário será feito junto com o da parcela de novembro.
Qual o valor do 13º salário do INSS?
Os segurados do INSS que têm direito à parcela do 13º salário no final deste ano receberão um valor proporcional à quantidade de meses que foi beneficiário. Em um exemplo prático, se um aposentado ou pensionista passou a receber o seu pagamento do INSS em agosto de 2022, será beneficiado com um abono proporcional a esses cinco meses.
Cálculo:
Salário bruto / 12 x número de meses como beneficiário = valor do 13° salário.
Quando será depositado o 13º salário do INSS?
O órgão decidiu que a parcela do abono será depositada junto com o pagamento previdenciário do mês de novembro. Como já acontece com o calendário regular, a ordem dos pagamentos é definida de acordo com o dígito final (antes do traço) do número do cartão do INSS.
Calendário de pagamento do 13º do INSS para quem recebe até um salário mínimo
Benefício com final 1 – 24 de novembro;
Benefício com final 2 – 25 de novembro;
Benefício com final 3 – 28 de novembro;
Benefício com final 4 – 29 de novembro;
Benefício com final 5 – 30 de novembro;
Benefício com final 6 – 1 de dezembro;
Benefício com final 7 – 2 de dezembro;
Benefício com final 8 – 5 de dezembro;
Benefício com final 9 – 6 de dezembro;
Benefício com final 0 – 7 de dezembro.
Calendário de pagamento do 13º do INSS para quem recebe mais que um salário mínimo
Benefício com final 1 e 6 – 1 de dezembro;
Benefício com final 2 e 7 – 2 de dezembro;
Benefício com final 3 e 8 – 5 de dezembro;
Benefício com final 4 e 9 – 6 de dezembro;
Benefício com final 5 e 0 – 7 de dezembro.