Luís Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito o próximo presidente do país com mais de 60 milhões de votos. O terceiro mandato do petista começa a partir de 1° de janeiro de 2023, mas já é possível sentir os impactos do próximo governo Lula nos índices da economia do país. Isso porque, as primeiras decisões do novo mandato já começam a ser tomadas ainda neste ano.
Dois importantes acontecimentos nesta quinta-feira (10), devem influenciar na bolsa de valores e no câmbio. O primeiro é o resultado do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) que depois de três meses de deflação, registrou alta de 0,59% em outubro. O outro é o fato do governo Lula ter iniciado a transição agora contando com a participação do presidente eleito.
Desde quarta-feira (9), Lula está em Brasília cumprindo agenda política e em conversa sobre os processo de transição entre os governos. Participam dessas reuniões os presidentes da Câmara dos Deputados, Artur Lira (PP-AL), e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Embora nenhum membro do governo Lula ou do atual Congresso Nacional tenha concedido entrevista coletiva, informações repassadas para a mídia é de que as conversas estão sendo em tom de cordialidade. Esse é um processo de praxe e que traz os interesses do próximo governante para os atuais parlamentares e líderes políticos.
Transição do governo Lula e impactos na economia
As conversas da equipe do governo Lula com os líderes do Congresso Nacional têm como principal objetivo chegar em um acordo sobre o Orçamento de 2023. É preciso espaço neste plano para conseguir bancar as promessas de campanha do candidato petista.
Por exemplo, manter o valor de R$ 600 para o Auxílio Brasil, que deve voltar a se chamar Bolsa Família. Além de trazer a valorização do salário mínimo que desde 2019 não tem aumento acima da inflação. Também é de interesse do governo Lula manter o investimento no Farmácia Popular, e na merenda escolar.
Diante desse cenário, as expectativas do mercado econômico são muito boas, segundo o portal Por Dentro da Bolsa, do UOL. A grande preocupação dos investidores e que pode interferir nos índices da Bolsa de Valores é a respeito da nomeação da equipe de transição.