Todo trabalhador tem direito a receber ao menos um salário mínimo? Entenda as regras desse pagamento

Quando inicia um emprego o trabalhador conhece antes qual vai ser a sua remuneração, esta que deve cumprir com o salário mínimo da sua categoria. Isto é, o funcionário deve receber valor compatível com o mínimo a ser pago para as funções que ele exerce. É por isso que alguns tipos e funções de trabalho recebem mais do que outras.

Todo trabalhador tem direito a receber ao menos um salário mínimo? Entenda as regras desse pagamento
Todo trabalhador tem direito a receber ao menos um salário mínimo? Entenda as regras desse pagamento (Imagem: FDR)

O salário mínimo brasileiro de 2022 é de R$ 1.212,00, ele é usado como referência para o pagamento de benefícios sociais e trabalhistas. Além de ser a base para a remuneração daqueles que trabalham sob o regime CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas). Isso significa que quem não tem registro em carteira pode não receber o valor mínimo para a função que exerce.

O piso federal foi criado em 1936, em que cita esse pagamento como uma forma de garantir o poder de compra do brasileiro para itens básicos. As explicações veem nos artigos 1 e 2 da Lei de nº185:

Art. 1º Todo trabalhador tem direito, em pagamento do serviço prestado, num salário mínimo capaz de satisfazer, em determinada região do país e em determinada época, das suas necessidades normais de alimentação, habitação, vestuário, higiene e transporte.

Art. 2º Salário mínimo é a remuneração mínima devida ao trabalhador adulto por dia normal de serviço. Para os menores aprendizes ou que desempenhem serviços especializados é permitido reduzir até de metade o salário mínimo e para os trabalhadores ocupados em serviços insalubres é permitido argumentá-lo na mesma proporção.

Quanto é preciso trabalhar para receber o salário mínimo?

É importante dizer que existe diferença entre salário mínimo e o piso salarial. O piso é variável e depende de cada classe trabalhadora, por exemplo, um professor recebe quantia mínima diferente de um policial. O salário mínimo, no entanto, é uma quantia federal e que pode ser usada como referência para trabalho CLT.

Neste caso, o funcionário contratado precisa cumprir um período mínimo de horas no dia e na semana atuando dentro da empresa para que possa receber a remuneração base. É ela:

  • Salário mínimo de R$ 1.212: necessário 8 horas diárias de trabalho ou 44 horas semanais.

Essa também é a quantia referência para o pagamento de benefícios previdenciários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Por isso, toda alteração no piso federal acaba impactando automaticamente o orçamento do governo federal.

Quem recebe menos que um salário mínimo?

É possível que o trabalhador receba menos que o piso federal, desde que:

  • Quem não trabalha com carteira assinada;
  • Quem atua por menos que 8 horas diárias;
  • Jovem Aprendiz que trabalha em período menor que 8 horas por dia.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com