Plataforma do Governo fica fora do ar gerando instabilidade nos serviços do INSS

Cidadãos enfrentaram alguns problemas na última terça-feira, (25), devido a instabilidades na plataforma do Governo. O portal Gov.br permaneceu fora do ar durante o dia inteiro, afetando serviços essenciais que estão conectados a ele, como o MEU INSS e o ConectaSUS

A plataforma do Governo hospeda todos os serviços executados por cada ministério que chegam diretamente aos cidadãos brasileiros. Pelo portal, qualquer pessoa que tenha acesso consegue resolver uma série de demandas, desde questões empresariais relacionadas ao Microempreendedor Individual (MEI), previdenciárias pelo MEU INSS, requerimentos para emissão ou regularização de documentos e muito mais

No entanto, segundo informações do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a plataforma do Governo ficou temporariamente indisponível, pois foi submetida a ajustes técnicos. O motivo da realização destes reparos ainda não foi informado, nem mesmo apresentou-se uma previsão para a situação ser normalizada.

Quais serviços da plataforma do Governo foram afetados?

Relatos dos usuários apontam que a instabilidade na plataforma do Governo teve início logo pela manhã do dia 25 de outubro. De imediato, a Receita Federal e o portal e-CAC, sistemas vinculados ao Gov.br, informam que ficariam indisponíveis até por volta das 20h daquele mesmo dia. 

Por meio do e-CAC, os contribuintes conseguem verificar pendências nas declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), além de também corrigirem as falhas. Outra plataforma que ficou fora do ar no mesmo dia foi o Emprega Brasil, por onde os trabalhadores podem acessar a Carteira de Trabalho Digital (CTD)

O mesmo espaço é direcionado a beneficiários dos auxílios Taxista e Caminhoneiro, permitindo que consultem a situação do benefício.

Entidades cobram solução na plataforma do Governo

Diante de tantos serviços afetados pela instabilidade, algumas entidades se posicionaram, requerendo que as medidas cabíveis sejam tomadas para regularizar a plataforma do Governo o quanto antes.

Uma delas foi a Comissão de Direito Previdenciário da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Estado de São Paulo (SP), a qual disse estar atenta às providências.

A organização alegou que a instabilidade já havia afetado o portal MEU INSS há cerca de dois dias. Segundo a Comissão, o portal Gov.br tem enfrentado um suposto ataque de segurança. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.