Idosa perde valor SURPREENDENTE para golpista que dizia ser astronauta e precisava voltar para a Terra

Uma idosa japonesa, de 65 anos, decidiu procurar a polícia após um golpista se passar por um astronauta russo e entrar em contato com ela para pedir dinheiro. O criminoso dizia que tinha se apaixonado por ela e precisava de ajuda financeira para voltar à Terra.

Segundo o jornal Yomiuri Shimbun, a idosa chegou a transferir 4,4 milhões de ienes (aproximadamente R$ 160 mil) ao golpista. A mulher conheceu o suposto astronauta pelo Instagram, em junho.

No perfil da rede social do golpista, era possível encontrar diversas fotos do espaço. Por conta disso, segundo a idosa, ela acabou não desconfiando da história informada pelo criminoso.

A senhora alegou que acreditava nos nomes de instituições reais, como JAXA (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial e NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço).

Conforme a polícia de Shiga, província no sudoeste do Japão, antes da senhora perceber que tinha sido alvo de golpe, realizou cinco transferências.

Para tentar enganar a idosa, o golpista afirmava que trabalhava na Estação Espacial Internacional — onde os astronautas contavam com menor acesso ao serviço de celular.

Golpista dizia que amava a vítima

De acordo com a emissora de TV Asahi, por meio do aplicativo japonês Line, o farsante alegou que estava apaixonado pela mulher. O golpista, inclusive, chegou a sugerir casamento.

Contudo, para que o casamento acontecesse, o criminoso alegou que precisaria retornar à Terra. Ele argumentava que gostaria de “começar a vida no Japão”. A partir desse ponto, começaram as solicitações de valores.

Por acreditar nas palavras do farsante, a mulher passou a transferir o dinheiro. O repasse das quantias acontece entre os dias 19 de agosto e 5 de setembro. Após a idosa desconfiar da situação, entrou em contato com a polícia — que segue investigando o ocorrido.

Conforme o veículo japonês Asahi, essa não foi a primeira vez que uma história envolvendo astronauta foi usada para golpe.

Em outro caso, uma mulher de 40 anos chegou a interagir com um golpista, que se passava por um astronauta. Contudo, quando o farsante solicitou que a conversa entre ambos fosse migrada para outro aplicativo, a mulher não levou a conversa adiante.

Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.