Clientes do Bradesco poderão fazer PIX usando saldo de OUTROS bancos. Entenda como vai funcionar

Nesta quarta-feira (5), o Bradesco anunciou que permitirá que as transações via Pix, dentro de seu aplicativo, poderá ser realizado com saldo de outros bancos. Essa funcionalidade passa a ser oferecida dentro do âmbito Open Finance, o sistema de compartilhamento de dados financeiros do Banco Central.

Clientes do Bradesco poderão fazer PIX usando saldo de OUTROS bancos. Entenda como vai funcionar
Clientes do Bradesco poderão fazer PIX usando saldo de OUTROS bancos. Entenda como vai funcionar (Imagem: Montagem/FDR)

Com a novidade, clientes poderão transferir via Pix com a opção de debitar o dinheiro da conta do Bradesco ou de outros bancos em que eles sejam correntistas.

Dessa forma, as pessoas poderão realizar transferências instantâneas via Pix no aplicativo do Bradesco com mais facilidade. Isso porque os clientes terão como usar saldos de variados bancos dentro de um único aplicativo.

A funcionalidade está sendo oferecida de forma gradual, inicialmente para as pessoas físicas.

O Bradesco informa que, no mercado local, esta foi a primeira iniciativa desse tipo. A operação pode ser aproveitada no banco por meio da ferramenta chamada “iniciador de pagamentos”.

Por meio deste recurso, as companhias podem fazer o intermédio de transferência de dinheiro entre contas de bancos distintos.

Segundo o diretor de conta corrente e cash management do Bradesco, a adição da nova funcionalidade oferecerá ainda mais conveniência aos clientes para que os clientes efetuem as transferências via Pix. Ele argumenta que “a novidade é mais um atrativo que incentiva a adesão ao Open Finance”.

Como transferir via Pix de outros bancos com o aplicativo do Bradesco

Para realizar a transferência com saldo de outros bancos dentro do app do Bradesco, o cliente precisa ter acesso a dados da instituição financeira que será usada via Open Finance. Estes são os passos:

  1. Entre no aplicativo do Bradesco e acesse a área do Pix;
  2. Informe a quantia;
  3. Escolha a opção de débito e a instituição financeira que o pagamento será feito;
  4. Após ser direcionado para a área de outro banco, efetue a autenticação e confirme a operação.

O sistema do Open Finance foi criado pelo Banco Central com a proposta de assegurar a autenticidade das instituições participantes e a segurança do compartilhamento de informações dos clientes.

Ao aderir ao recurso, a pessoa tem autonomia de escolher os dados que deseja compartilhar, com qual instituição e por quanto tempo.

Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.