- Problemas de acesso podem ser encontrados em sistemas do banco;
- A dificuldade pode ter acontecido por causa do próprio banco;
- Algumas ferramentas digitais informam se o problema foi generalizado.
Como forma de facilitar a vida dos clientes, diversos bancos oferecem serviços digitais. Contudo, ao tentar usar as plataformas, os usuários podem enfrentar dificuldades de acesso. Quando isso ocorre, pode ser que o banco realmente esteja fora do ar, mas também pode ser problema somente com a pessoa.
Por meio de plataformas de banco, como internet banking e aplicativo, diversos recursos podem ser acessados sem que o cliente precise sair de casa. Mesmo com as facilidades proporcionadas pela internet, dificuldades de acesso podem ser encontradas no dia a dia.
Como saber se o banco está fora do ar?
Por meio da internet, os clientes de bancos podem descobrir se as respectivas instituições enfrentam problemas de funcionamento. A constatação pode ser por meio de redes sociais, ou em sites especializados em identificação de problemas em plataformas digitais.
No caso das redes sociais, quando há problemas de funcionamento no aplicativo ou internet banking, usuários tendem a registrar reclamações nas páginas oficiais da instituição financeira.
No Twitter, um recurso bastante útil para descobrir as tendências naquele momento é o trending topics. Quando algum banco relevante enfrenta dificuldades de acesso, o assunto tende a aparecer entre os mais comentados na rede social.
Além das redes sociais, o problema pode ser constatado por meio de sites que monitoram baixas em serviços virtuais.
Um dos sites mais conhecidos no segmento é o Downdetector. Este ajuda as pessoas a entenderem o que está por trás de alguma interrupção, disponibilizando informações em tempo real sobre o respectivo problema.
Esse sistema funciona por meio da coleta de relatórios de um conjunto de fontes. O recurso valida e analisa esses relatórios em tempo real. Por conta disso, o sistema consegue detectar automaticamente falhas de serviço e interrupções em seus estágios iniciais.
Segundo o Downdetector, o recurso foi criado a partir da ideia que os clientes são os primeiros a sofrer interrupções. No entanto, quando essas pessoas entram em contato com os prestadores de serviços para conseguir informações adicionais, talvez não recebam informações atualizadas.
Quando o problema é de responsabilidade do banco, a recomendação geral é que o usuário aguarde algumas horas — para que o suporte da instituição resolva a instabilidade. Se mesmo assim o problema não for solucionado, o cidadão ainda pode entrar em contato com o suporte técnico da empresa.
O problema ainda pode ser apenas com a pessoa
Caso a pessoa identifique que outros clientes não estão reclamando de instabilidades nos sistemas do respectivo banco, é válido observar se o problema não acontece somente com o cidadão.
Por exemplo, para que os aplicativos funcionem da melhor forma possível, o cliente deve manter o sistema atualizado na última versão. Caso contrário, a plataforma pode apresentar problemas.
Para descobrir se há necessidade de atualizar o app, basta acessar a loja de aplicativos — como Google Play Store ou App App Store.
Outro fator que pode afetar o funcionamento do sistema é a conexão de internet da pessoa. Existem casos em que o sistema não funciona corretamente porque o cidadão está em algum local com pouco sinal.
Em situações como essa, o cliente pode tentar trocar de rede — de Wifi para 3G/4G/5G, e vice-versa. Se a dificuldade persistir, vale se deslocar para outro local com melhor sinal.
Para constatar que a internet não é mesmo o problema que está prejudicando o funcionamento da plataforma do banco, uma recomendação é acessar outros aplicativos. Caso outros sistemas estejam operando normalmente, pode ser que o problema no app da instituição financeira seja outro.
Geralmente, quando algum sistema não funciona, outra forma de buscar solucionar é desligar e ligar a plataforma. A desinstalação e reinstalação também pode ser útil — caso o problema tenha relação com atualização ou falha de instalação.
De qualquer modo, caso o acesso continue impossibilitado, a recomendação é que a pessoa entre em contato com o banco para buscar a solução.