Venda de VEÍCULOS novos registra ALTA no país em setembro

Em setembro, a venda de veículos novos aumentou 25,1% em comparação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram comercializados 194 mil automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões. Os dados foram divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave).

Venda de VEÍCULOS novos registra ALTA no país em setembro
Venda de VEÍCULOS novos registra ALTA no país em setembro (Imagem: Montagem/FDR)

Em comparação ao mês anterior, houve um crescimento de 7% na venda de veículos novos em setembro. Em média, foram licenciadas 9,2 mil unidades por dia no nono mês deste ano. Já em agosto, a média de emplacamentos foi de 9,1 mil.

Os números recentes apontam para uma crescente do mercado automotivo. O segmento foi grandemente afetado no ano passado pela menor disponibilidade de semicondutores.

Mesmo que esteja irregular a disponibilização de componentes eletrônicos, há menos interrupções de produção nas montadoras. Dessa forma, o segmento tem a capacidade de elevar as ofertas às locadoras de veículos.

Outro fator que contribui para a melhora recente é a diminuição das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Venda de veículos novos segue em queda no acumulado anual

Apesar disso, no acumulado deste ano, a venda de veículos novos chegou a 1,5 milhão de unidades. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve uma redução em 4,7%.

Vale destacar que, nos últimos meses, os brasileiros vêm sendo afetados pelo aumento na taxa de juros, a Selic. Desde março do ano passado, o Banco Central vem elevando o indicador — que influencia todas as taxas de juros do país, como as de financiamento.

Atualmente, a taxa de juros está em 13,75% ao ano. Este é o maior patamar nos últimos seis anos. Apesar disso, em setembro, o Banco Central decidiu interromper o ciclo de aumento dos juros. Com isso, os consumidores podem ser menos afetados na área de crédito.

Venda de veículos em setembro por segmento

O segmento de carros de passeio e utilitários leves registrou a venda de 180,4 mil unidades em setembro. Isso representa um aumento de 26,8% em relação ao mesmo mês do ano passado.

No segmento de caminhões, foram comercializadas 11,1 mil unidades no nono mês de 2022. Neste caso, houve uma queda de 4% em comparação a 2021.

Já no mercado de ônibus, foi observada a oferta de 2,4 mil unidades. As entregas registaram crescimento de 112% na base interanual.

Confira a calculadora de financiamento de veículos do FDR:

Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.