De acordo com dados compartilhados pela Ticket Log, a redução no preço da gasolina em setembro foi de 10,98%, mais significativa do que os resultados do mês de agosto. Nos postos de combustíveis das regiões Sul e Sudeste do país foi possível perceber uma diminuição de pelo menos 7,23% no valor do gasolina. Os motoristas já têm percebido esta queda nas distribuidoras e postos.
Do mês de junho até setembro a redução no preço da gasolina chegou a 18%, na comparação anual foram 15% a menos. Segundo a Ticket Log em setembro o preço médio encontrado nas bombas foi de R$ 5,33. Enquanto isso, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgados no último dia 30, o produto podia ser encontrado nos postos por R$ 4,81.
O resultado medido pela ANP representou a 14° queda consecutiva no preço cobrado pela gasolina. Este também foi o menor resultado desde a semana de 6 de fevereiro deste ano. Outro produto que contou com diminuição foi o diesel, neste caso o litro caiu de R$ 6,71 para R$ 6,56, redução de 2%, na semana analisada pela Agência.
Enquanto isso, o valor cobrado pelo etanol contou com uma diminuição mais tímida, saindo de R$ 3,47 o litro para R$ 3,37. Na semana em que a ANP fez o levantamento, o etanol foi encontrado nos postos por no máximo R$ 5,49. Este é um pingo de esperança para os motoristas, já que em junho o Brasil se deparou com os maiores valores desde 2004, de acordo com a ANP.
O que explica a diminuição no preço da gasolina
A redução no valor cobrado de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), estimulada pelo governo federal e adotada pelos estados, tem parte significativa na redução do preço da gasolina e demais combustíveis. Foi criado um teto em que o tributo chegasse a no máximo 17% ou 18% dependendo do estado.
Outro ponto importante foi a redução da Petrobras no valor da gasolina e outros, cobrado para os distribuidores. Ao fazer essa redução, a estatal garante que os consumidores encontrem nos postos de combustíveis uma quantia menor para os produtos oferecidos. Ainda é preciso considerar a margem de lucro desses locais.