ELEIÇÕES 2022: mesmo com o e-Título, é preciso levar documento de identificação para votar?

No dia 2 de outubro acontece o primeiro turno das eleições 2022. Na ocasião, pelo menos 156 milhões de brasileiros deverão comparecer até seu local de votação para exercer seu poder de cidadania. Neste ano serão eleitos os políticos que representarão os eleitores em âmbito estadual e nacional, isso para pelo menos cinco cargos.

ELEIÇÕES 2022: mesmo com o e-Título, é preciso levar documento de identificação para votar?
ELEIÇÕES 2022: mesmo com o e-Título, é preciso levar documento de identificação para votar? (Imagem: FDR)

Serão eleitos em primeiro turno os candidatos à: deputado estadual, deputado federal e senador. Existe a possibilidade de disputar o segundo turno nas eleições 2022, em 30 de outubro, os mais votados para as funções de governador do estado e presidente do país. São cargos importantes para todo o funcionamento do país, por isso merecem atenção no momento da escolha.

São obrigados a votar os brasileiros de 18 a 69 anos, enquanto o voto é facultativa para aqueles que têm mais de 70 anos, de 16 a 17 anos, ou são analfabetos. Quem deve comparecer até a zona eleitoral no próximo dia 2 de outubro, devem se programar com antecedência para cumprir com a ordem corretamente.

Aqueles que não participarem das eleições 2022, mesmo sendo obrigados, terão que justificar a sua ausência. Caso contrário, ficarão em dívida com a Justiça Eleitoral. Caso somem três eleições sem participar, e sem justificar, o título de eleitor será cancelado. 

e-Título pode substituir o título de eleitor?

No dia das eleições 2022 o cidadão precisa se identificar, por isso ao chegar na sua seção e zona eleitoral deverá apresentar o seu título de eleitor e documento com foto. Outra opção é apresentar o e-Título, a versão online do documento impresso que pode ser usado no dia da votação.

Neste caso, o e-Título pode ser apresentado no dia da votação, e funciona assim:

  • Somente o e-Título: quando o cidadão fez o cadastro da sua biometria;
  • Título virtual mais um documento com foto: quando o cidadão não cadastrou sua biometria.

Como emitir o título de eleitor online?

Atenção, pois a emissão do título de eleitor usando o App e-Título somente ficará disponível até dia 1 de outubro. No dia das eleições 2022 não será possível fazer o seu cadastro para ter acesso ao documento, isso porque, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) suspenderá os sistemas a fim de evitar que os acessos simultâneos travem o App.

  • Acesse o e-Título e concorde com os termos de uso;
  • Preencha informações pessoais como: nome do eleitor, data de nascimento, número do CPF, nome da mãe e nome do pai;
  • Depois selecione “Entrar no e-título”;
  • Confirme as informações pessoais que foram passadas a Justiça Eleitoral quando seu título de eleitor foi emitido. Ex.: últimos dígitos de um documento pessoal, endereço que já residiu, algum sobrenome. As perguntas de verificação são aleatórias;
  • Agora, crie sua senha e ative o aplicativo;
  • O título de eleitor estará disponível na primeira página.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com