Empréstimo consignado AUXÍLIO BRASIL: governo adia DECISÃO atrasando a liberação do crédito

Embora tenha sido sancionado no início de agosto, o empréstimo consignado Auxílio Brasil ainda não foi liberado. Desde então, os beneficiários que depositaram esperança neste crédito aguardam uma resposta do Ministério da Cidadania para que a contratação fique disponível. De acordo com informações internas, a regulamentação ainda não saiu porque não foi definida a taxa de juros. 

Empréstimo consignado AUXÍLIO BRASIL: governo adia DECISÃO atrasando a liberação do crédito
Empréstimo consignado AUXÍLIO BRASIL: governo adia DECISÃO atrasando a liberação do crédito (Imagem: Montagem/FDR)

O grande diferencial do empréstimo consignado Auxílio Brasil seria a redução na cobrança de juros. Este tipo de operação tem cobranças menores porque as chances do banco receber são grandes, já que o desconto da parcela de pagamento acontece diretamente na folha de salário. Ainda assim, a fixação de uma taxa de juros está sendo a grande problemática a ser resolvida.

O ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, defende que a limitação dos juros seja equivalente ao que é cobrado no empréstimo para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Para os aposentados e pensionistas a taxa é fixa de 2,14% ao mês. No entanto, em julho bancos e financeiras estavam oferecendo para o público do Auxílio Brasil juros de 86% ao ano, conforme apurou o Estadão.

AUXÍLIO BRASIL: suspensão do EMPRÉSTIMO CONSIGNADO pode beneficiar a população

A medida gerou uma série de críticas dos especialistas que acreditam que esta operação deva comprometer a renda de pessoas que já vivem com muito pouco. E ainda, pode aumentar o índice de endividamento dessas famílias que hoje estão em vulnerabilidade social. Já que fica permitido o comprometimento de 40% do valor do Auxílio para o pagamento mensal do empréstimo.

O empréstimo consignado Auxílio Brasil causou tanta repercussão, que entidades jurídicas, de defesa do consumidor e personalidades de diversos setores chegaram a assinar uma nota “Em Defesa da Integridade Econômica da População de Vulneráveis”. O objetivo foi pedir pelo adiamento do crédito consignado. 

Por que o empréstimo consignado Auxílio Brasil ainda não saiu?

Para a diretora institucional da Rede Brasileira de Renda Básica, Paola Carvalho, o atraso na liberação do empréstimo consignado Auxílio Brasil é uma questão política. Ela acredita que como esta operação está ligada ao “pacote de bondades” que o presidente Jair Bolsonaro (PL) liberou desde agosto, o crédito deve ser autorizado próximo das eleições. 

Seja mais perto do 1° turno que vai acontecer em 2 de outubro, ou ainda, no prazo para a realização do 2° turno marcado para o dia 30 do mesmo mês. A diretora critica a estratégia, e informou que no dia 13 de setembro houve um debate no Conselho Nacional de Assistência Social para tratar sobre o assunto.

Ministério da Cidadania CANCELA o AUXÍLIO BRASIL desses beneficiários

Pedimos que o Ministério da Cidadania fosse chamado. Eles vão dando esperanças para os beneficiários. As agências bancárias estão pré-cadastrando e não ativam o empréstimo. Acredito que exista uma dicotomia entre eles“, afirmou.

Para Paola a situação é ainda mais grave porque desde março deste ano as famílias estão esperançosas com a liberação deste crédito. “As famílias estão endividadas e com dificuldade de manter o mais básico; Muitas famílias vão se endividar mais para poder pagar as contas básicas de casa”, justificou.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com