A Caixa Econômica Federal (CEF) liberou, na última quinta-feira, (1º), a renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A iniciativa foi intitulada de Fies Caixa, possibilitando que os estudantes que contrataram o financiamento, negociem parcelas em atraso contando com descontos de até 99% do valor da dívida.
Para facilitar a renegociação de dívidas do Fies, o Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica lançou o aplicativo Fies Caixa. Além das próprias negociações, a plataforma também disponibiliza a consulta a todos os dados principais do contrato, além de emitir os respectivos boletos do parcelamento.
Pelo aplicativo Fies Caixa também é possível verificar se o contrato desejado está apto à renegociação. Se o contrato for deferido, o estudante conseguirá simular as condições da negociação da dívida e aderir a que se mais se enquadrar em seu perfil financeiro atual.
O download da plataforma já está disponível nas lojas virtuais do Android e iOS, Play Store e App Store, respectivamente. A estimativa feita pela Caixa Econômica é a de que cerca de 1,85 milhão de estudantes consultem os dados.
Deste total, 1,2 milhão serão capazes de renegociar a dívida do Fies diretamente pelo aplicativo. A regularização financeira segue disponível até o dia 31 de dezembro de 2022, conforme determinado pela Resolução nº 51/22.
A norma foi publicada ainda no mês de julho deste ano, autorizando a renegociação de dívidas do Fies com descontos que partem de 12% e podem chegar a 99%, a depender do tempo de atraso. Na circunstância dos estudantes que estão com as parcelas em dia, existe a possibilidade de quitar o saldo do financiamento com até 12% de desconto.
Como renegociar as dívidas do Fies
Ao abrir o aplicativo, o estudante deve escolher a opção “Renegociação FIES” e seguir os passos abaixo:
- Verificar se o contrato está apto para renegociação;
- Conferir os dados do contrato;
- Simular os tipos de renegociação disponíveis;
- Confirmar os dados da renegociação;
- Aceitar o termo aditivo e aderir à renegociação;
- Emitir o boleto de entrada.
A renegociação será efetivada somente após o pagamento da primeira parcela. O aplicativo fornece outros serviços. No campo “Meu Fies”, o estudante pode verificar um resumo dos dados do contrato. A opção “Boleto” permite a visualização e a geração do formulário das parcelas em aberto. No botão “Perfil”, aparecem os dados cadastrados no Fies.
Fies
O financiamento estudantil tem o objetivo de possibilitar a inserção de estudantes na rede privada de ensino superior para cursos de graduação. Os interessados em obter o financiamento estudantil devem ter participado de, pelo menos, uma edição do Enem a partir de 2010.
Mas não basta ter feito o exame, é preciso ter obtido uma média positiva pelo MEC, bem como nos processos seletivos realizados pelas instituições particulares.
No geral, é preciso apresentar a média igual ou superior a 450 pontos nas cinco últimas provas do Enem, bem como uma nota maior que zero na redação. Não serão aceitos os estudantes que tiverem participado do exame nacional apenas para treino.
A lista dos cursos disponíveis por esta linha de financiamento pode ser conferida pelo próprio site do programa, tal qual a quantidade de vagas para cada unidade federativa.
Inscrição no Fies
Para se inscrever no financiamento, basta executar o passo a passo a seguir:
- Acessar o site do Fies;
- Clicar no botão “Minha Inscrição”;
- Selecionar a opção “Fazer Cadastro”;
- Fazer o login no site GOV.br e preencher o formulário;
- Concluído o cadastro, o candidato será redirecionado à página do Fies;
- Clique em “Entrar com GOV.BR”, e forneça o CPF e senha cadastrados;
- Preencha um novo formulário com todas as informações solicitadas e pronto.