Qual PRESIDENTE foi o criador do FIES?

Já são 22 anos de criação do programa, o FIES utiliza três modalidades para conceder financiamento estudantil. Com o programa os estudantes podem conseguir juros zero e só pagam pela utilização após a conclusão do curso de graduação; conheça melhor o programa.

Qual PRESIDENTE foi o criador do FIES?
Qual PRESIDENTE foi o criador do FIES? (Imagem: FDR)

As inscrições no Fundo de Financiamento Estudantil estão abertas até o próximo dia 12 de agosto. Cerca de 2 milhões de pessoas já utilizaram o FIES para pagar seus cursos de graduação em instituições particulares de todo o país que fizeram a adesão ao programa.

A diferença entre ele e outros financiamentos estudantis está na possibilidade de taxa 0 de juros para estudantes com renda familiar até 3 salários mínimos; a possibilidade de não utilizar fiador em alguns casos; a fonte de recursos que está associada ao governo federal; e a possibilidade de renegociação com regras estabelecidas pelo governo.

Inclusive, estudantes que estão inadimplentes podem fazer a renegociação agora e conseguir descontos e parcelamento dos débitos.

Quem criou o FIES?

Ao contrário do que muitos pensam, esse financiamento não foi criado pelo governo Lula, mas, sim pelo antecessor dele, Fernando Henrique Cardoso, em 1999; ele surgiu após o fim do Programa de Crédito Educativo (Creduc), que existia desde 1975.

Durante o governo Lula algumas coisas aconteceram com o programa: a retirada do fiador, em alguns casos; a ampliação do número de vagas; redução dos juros e aumento do prazo de pagamento.

Talvez por isso muitas pessoas imaginem que foi ele quem criou o Fundo de Financiamento Estudantil.

Segundo o Tribunal de Contas da União, entre 2010 e 2015, o número de contratos assinados e de orçamento para eles cresceu 600%.

Se por um lado mais pessoas puderam utilizar o FIES, por outro, o número de endividamento por causa dele também aumentou; é justamente esse endividamento que faz com que regras sejam criadas para possibilitar a renegociação dos saldos devedores.

No final do ano passado, 2021, o atual presidente, Jair Bolsonaro, perdoou 92% das dívidas com o FIES.

As inscrições no Fies 2022.2 já estão abertas.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.