Não é fácil abrir um novo negócio no mundo da moda, no entanto diante das facilidades que a tecnologia nos proporciona atualmente, certos negócios podem sair do papel com mais facilidade do que outros. É possível abrir uma loja online e divulgar seus produtos para milhares de pessoas na rede.
O êxito de uma marca nova de roupas depende, por exemplo, somente das estratégias que a marca adotará em seu lançamento e nas próximas coleções. Sendo assim, é fundamental que elas sejam bem fundamentadas por profissionais que tenham experiência no mercado.
Segundo Jesué Tomé, empreendedor e mentor especialista em novos empreendimentos no setor têxtil, jovens empreendedores veem as marcas de roupas como uma das melhores alternativas na hora de começar um negócio.
“Isso acontece porque o mercado cresceu muito nos últimos dois anos devido aos impactos causados pela pandemia. As compras on-line cresceram exponencialmente e o segmento de moda no e-commerce foi o que mais cresceu durante esse período, com uma aceleração nas vendas que só era esperada para os próximos dez anos”, revela.
Para o empreendedor, a democratização das mídias também está diretamente relacionada à escolha por esse setor. “Hoje a barreira de entrada para realizar anúncios na internet de forma fácil, simples e barata é muito baixa. Seja por meio de mídia paga ou orgânica, qualquer pessoa consegue criar conteúdo nas redes sociais para divulgar a sua loja ou sua marca, ou buscar influenciadores que se identifiquem com a proposta e divulguem a empresa em suas plataformas. São inúmeras as possibilidades para se destacar no mercado”, declara.
Jesué acredita que atrelar uma marca a influenciadores do segmento é uma das principais alternativas para estabelecer uma nova marca de moda. “É algo que muda o jogo. Quando você coloca uma pessoa que está nos holofotes vestindo sua marca, automaticamente essa empresa estará sendo notada não só pela base de fãs que segue aquele determinado influenciador, como para uma gama enorme de pessoas que podem consumir o conteúdo dessa pessoa de forma indireta”, relata.
Ao criar uma nova marca, é imprescindível a definição de um público-alvo e um nicho de atuação.
Josué alerta que diversos erros desnecessários são cometidos por empreendedores no início de uma empresa.
“O principal equívoco é achar que criar uma marca de roupas é só fazer alguns produtos, etiquetar e colocar para vender. Quem está começando precisa buscar conhecimento sobre o setor para não ficar para trás logo no início. Afinal, diversos empreendedores estão estudando e se especializando na área têxtil, entrando no mercado já com estratégias diferenciadas e preparados para conquistar seu espaço. Se prepare, aposte no desenvolvimento de um website intuitivo, crie uma boa base de fornecedores confiáveis e conte com pessoas de competência, que sabem bem o que estão fazendo para estabelecer sua marca no mercado”, finaliza.