Como funcionam as pesquisas remuneradas? É possível ganhar dinheiro com elas?

Pontos-chave
  • As pesquisas remuneradas são uma forma de ajudar consumidores e empresas;
  • As pessoas podem ser remuneradas sem precisar sair de casa;
  • Alguns cuidados devem ser tomados antes de se cadastrar em plataformas.

A internet proporciona algumas formas de ganhar dinheiro extra. Uma dessas opções é por meio das pesquisas remuneradas. Diversas empresas desejam saber a opinião das pessoas sobre seus serviços e produtos oferecidos. Para isso, sites e aplicativos são usados para remunerar consumidores pela opinião.

FDR Responde: Como funcionam as pesquisas remuneradas? É possível ganhar dinheiro com elas?
FDR Responde: Como funcionam as pesquisas remuneradas? É possível ganhar dinheiro com elas? (Imagem: Montagem/FDR)

Em meio às dificuldades financeiras do dia a dia, obter uma renda extra pode ser fundamental. Por meio das pesquisas remuneradas, as pessoas podem conseguir dinheiro sem precisar sair de casa.

Devido ao aumento da concorrência no mercado, as empresas vêm sempre buscando formas de fidelizar e melhorar o atendimento aos clientes. Uma das ferramentas usadas pelas companhias é por meio do feedback dos consumidores.

Diante disso, as pesquisas remuneradas surgem como uma forma de todos saírem ganhando: os consumidores podem obter alguma remuneração, e as companhias podem conseguir mais informações sobre os potenciais consumidores.

Como funcionam as pesquisas remuneradas?

Basicamente, as pesquisas remuneradas são um modo de obter algum benefício aos responder perguntas pela internet. Existem diversas plataformas que oferecem este tipo de serviço.

O site ou aplicativo disponibiliza um questionário sobre temas variados. O consumidor, então, deverá dar sua opinião sobre o tema. Por meio dessas respostas de consumidores, as empresas — que encomendaram o questionário — podem melhorar seus respectivos produtos e serviços.

Geralmente, a pesquisa sobre alguma companhia é direcionada às pessoas que tenham o perfil de consumo semelhante. Desse modo, os resultados poderão ser aproveitados da melhor forma pela empresa.

As remunerações são formas de motivar os consumidores a buscarem sempre participar desses questionários. Isso porque, caso não houvesse um pagamento em troca, dificilmente, tantas pessoas dedicariam tempo para ajudar as empresas por meio do feedback.

Ainda vale destacar que, por mais que as pessoas tenham a possibilidade de completar os questionários em momentos de descontração, as marcas levam a sério as respostas feitas — para que possam tomar as melhores decisões mercadológicas.

Por conta disso, é importante que os participantes deem opiniões sinceras quando estiverem participando dessas pesquisas.

É possível ganhar dinheiro com pesquisas remuneradas?

Sim, é possível ganhar dinheiro com pesquisas remuneradas. No caso das plataformas que pagam os consumidores diretamente em dinheiro, geralmente, os valores são transferidos pelo PayPal.

Apesar disso, vale destacar que nem todas as plataformas remuneram com dinheiro. Geralmente, o pagamento acontece em forma de prêmios ou benefícios.

Devido a isso, é importante verificar antecipadamente qual é a forma de pagamento do respectivo site ou aplicativo. Além disso, cabe destacar que os critérios de pagamentos também podem variar conforme a plataforma.

Por exemplo, uma das plataformas mais conhecidas de pesquisas é a Toluna. Neste site, a cada pesquisa preenchida, os usuários podem ganhar entre 1.000 e 5.000 pontos.

No caso do Toluna, para conseguir dinheiro, a pessoa deve acumular 32.00 pontos. Assim que conseguir a pontuação mínima, o saque acontece por meio do PayPal.

Já em outro caso de plataforma, o Google Opinion Rewards, também existe a possibilidade de conseguir dinheiro pela conta do Google. No entanto, os valores obtidos pelas pesquisas respondidas podem ser usados somente para adquirir produtos e serviços da Google Store.

As pesquisas remuneradas podem ser uma fonte de renda extra às pessoas
As pesquisas remuneradas podem ser uma fonte de renda extra às pessoas (Imagem: Montagem/FDR)

Consumidores devem tomar alguns cuidados

Além de verificar o modo de pagamento, o interessado também precisa constatar se a plataforma é confiável — já que é necessário disponibilizar dados pessoais para participar.

Para evitar possíveis problemas futuros, alguns cuidados podem ser tomados. Uma das recomendações é não baixar documentos ou softwares suspeitos no celular ou computador.

Também vale verificar se o respectivo site tem um certificado de segurança — representado pelo desenho de um cadeado ao lado da URL do site. De modo geral, ainda é importante ter algum antivírus instalado e ativado no aparelho.

Como forma de tornar a utilização ainda mais segura, também existe a opção de mudar frequentemente as senhas nesses sites.

Além disso, para descobrir o nível de confiabilidade da plataforma de pesquisas remuneradas, também é válido consultar a opinião de outros usuários. Por exemplo, alguns sites coletam a opinião de consumidores para definir a reputação do respectivo site.

Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.