- Primeiro e segundo turno das eleições de 2022 acontecem nos dia 2 e 30 de outubro, respectivamente;
- Eleitores deverão escolher os representantes para cinco cargos distintos;
- TSE disponibiliza um simulador virtual sobre o funcionamento da urna eletrônica no dia da votação.
Faltando pouco mais de um mês para as eleições, é grande o número de eleitores que ainda não sabem como ou em quem votar no pleito de 2022. Pontos simples como data, horários, cargos em disputa e documentos exigidos passam despercebidos.
Uma das estratégias políticas que pode ajudar os eleitores a saber em quem votar já teve início no dia 16 de agosto. Trata-se da campanha eleitoral oficial, que segue até às 22h do dia 1º de outubro, quando acontece o pleito eleitoral.
Na data em questão, os eleitores deverão votar para os cargos de:
- Governador;
- Senador;
- Deputado estadual;
- Deputado federal;
- Presidente da República.
Na hipótese de empate que justifique a necessidade de um segundo turno, ele está agendado para o dia 30 de outubro. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que o Brasil tem 156.454.011 eleitores aptos a votar em 2022.
Este quantitativo está distribuído em 5.570 municípios brasileiros, além de 181 cidades no exterior. O pleito de 2022 acontecerá em 496.512 seções eleitorais de 2.637 zonas eleitorais. Abaixo o FDR detalha o funcionamento da votação para quem ainda possui dúvidas.
Em qual ordem votar em 2022?
Apesar de prestar o apoio a determinado candidato, normalmente à presidência, é preciso se atentar à ordem da votação, que é a seguinte:
- Deputado federal – quatro dígitos;
- Deputado estadual ou distrital – cinco dígitos;
- Senador – três dígitos;
- Governador – dois dígitos;
- Presidente – dois dígitos.
Em quantos candidatos devo votar em 2022?
Não há segredos na hora da votação. O eleitor deve votar em apenas um candidato para cada um dos cargos mencionados acima. Em resumo, serão cinco escolhas, sendo uma para cada categoria:
- Deputado federal;
- Deputado estadual;
- Senado;
- Governo Estadual;
- Presidência da República.
Visando auxiliar ainda mais neste processo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou um simulador de urna eletrônica que oferece uma experiência bastante semelhante ao pleito eleitoral. Basta clicar neste link para conferir a ferramenta.
Dia e hora do pleito eleitoral
O primeiro turno ocorre no dia 2 de outubro e o segundo turno, caso necessário, em 30 de outubro, das 8h às 17h, no horário de Brasília. Os eleitores do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Roraima, Mato Grosso e Pará terão a votação iniciada uma hora antes. Já no Acre, a votação começará duas horas mais cedo e, em Fernando de Noronha, uma hora mais tarde.
Quais os documentos obrigatórios na votação?
É necessário levar um documento de identificação oficial com foto: identidade, carteira de motorista com foto, o certificado de reservista, a carteira de trabalho, o passaporte e a identidade funcional emitida pelo órgão de classe.
Conforme o TSE, esses documentos poderão ser usados ainda que a data de validade esteja vencida. As certidões de nascimento ou de casamento, no entanto, não valem como prova de identidade na hora de votar.
Há ainda a possibilidade do eleitor votar apresentando o e-Título. O aplicativo, que funciona como uma versão digital do título de eleitor, permite que a pessoa visualize o número do documento de votação, justifique o voto e consulte as informações cadastradas na Justiça Eleitoral, entre outras opções.
Quem é obrigado a votar?
Todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, serão obrigados a votar no dia 2 de outubro ou 30 de outubro em caso de segundo turno. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.
Candidatos à presidência em 2022
Confira a lista por ordem alfabética:
- Ciro Gomes (PDT);
- Eymael (DC);
- Felipe D’Ávila (Novo);
- Jair Bolsonaro (PL);
- Léo Péricles (UP);
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT);
- Pablo Marçal (Pros);
- Roberto Jefferson (PTB);
- Simone Tebet (MDB);
- Sofia Manzano (PCB);
- Soraya Thronicke (União Brasil);
- Vera Lucia (PSTU).
Desempenho dos candidatos à presidência nas pesquisas eleitorais
Observe em percentual, a preferência dos eleitores aos candidatos à presidência da República com base nos dados das últimas pesquisas oficiais:
Exame/Ideia – 21 de julho
Primeiro turno
- Lula: 44% das intenções de voto no primeiro turno;
- Bolsonaro: 33%
- Ciro Gomes: 8%
- Simone Tebet: 4%.
No segundo turno
- Lula: 47% das intenções de voto no segundo turno;
- Bolsonaro: 37%.
BTG/FSB – 15 de agosto
Primeiro turno
- Lula: 45% das intenções de voto no primeiro turno;
- Bolsonaro: 34%
- Ciro Gomes: 8%
- Simone Tebet: 2%.
No segundo turno
- Lula: 53% das intenções de voto no segundo turno;
- Bolsonaro: 38%.