BPC e aposentadoria: quais as diferenças e onde recebo mais?

Existem pelo menos dois tipos de benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) destinado a idosos. A aposentadoria, seja por idade, tempo de contribuição ou invalidez, e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). No entanto, existem diferenças bem claras entre os dois salários que são destinados a públicos diferentes.

BPC e aposentadoria: quais as diferenças e onde recebo mais?
BPC e aposentadoria: quais as diferenças e onde recebo mais?(Imagem: FDR)

Embora sejam pagos pelo mesmo órgão, o INSS, a aposentadoria e o BPC são salários diferentes. Isto porque, enquanto o primeiro é um benefício previdenciário, o outro é destinado de forma assistencial. Isso significa que para ter acesso ao BPC não é preciso ter contribuído para a Previdência, enquanto a aposentadoria exige que haja este tipo de contribuição.

Como ter acesso ao BPC?

A porta de entrada ao BPC é o INSS, a solicitação do benefício que paga no máximo 1 salário mínimo pode ser feita no aplicativo ou site da Previdência Social. Para tanto, o solicitante precisa cumprir com os requisitos a seguir:

  • Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Ter renda familiar de até R$ 606, meio salário mínimo do ano vigente, por pessoa da família;
  • Ser pessoa com deficiência incapaz de trabalhar; ou
  • Ser idoso com mais de 65 anos.

Quando faz a solicitação do benefício por meio do site ou aplicativo Meu INSS, o cidadão com deficiência ainda precisará passar por perícia médica. Esta etapa é importante para que a Previdência comprove que existe a necessidade de liberar um auxílio financeiro para o cidadão de baixa renda e que possuí algum tipo de deficiência.

Solicitação da aposentadoria do INSS

Enquanto isso, a aposentadoria que pode ser concedida por tempo de contribuição, idade ou invalidez, depende de um período mínimo de carência ao INSS. Normalmente, fica sendo exigida a carência de 180 meses de contribuição, o que equivale a 15 anos.

O valor de pagamento é de no mínimo um salário mínimo do ano vigente, e pode ser ainda maior ao considerar a média de salários do trabalhador que solicitou a aposentadoria. O pedido por esse salário também acontece online, usando o Meu INSS. 

No caso da aposentadoria por invalidez, paga para quem não tem mais capacidade de trabalhar, será preciso passar por perícia médica. O tempo de resposta desta modalidade é de até 45 dias, enquanto isso, para os demais tipos de aposentadoria o INSS tem até 90 dias para responder.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com