Recentemente, diversas instituições brasileiras estão passando a atuar no México. Agora, foi a vez do Bradesco confirmar presença no país estrangeiro. Nesta quinta-feira (25), o banco tradicional brasileiro confirmou a compra da Ictineo Plataforma, uma instituição financeira do México.
A compra da instituição financeira popular (Sofipo) aconteceu por meio da subsidiária do Bradesco, a Bradescard México. O banco brasileiro não informou o valor do negócio.
Em nota, o Bradesco informou que a compra permitirá acesso à autorização regulatória para a distribuição de novos produtos no México.
O banco alega que a conclusão da aquisição ainda depende de aprovação das autoridades no México (CNBV – Comisión Nacional Bancaria y de Valores) e no Brasil (Banco Central).
O Bradesco alega que a subsidiária é uma das principais financeiras de crédito ao consumo no setor de cadeias de varejo. Contudo, essa instituição não tem uma licença atuar em outras frentes de negócios financeiros. Isso porque ela opera, no México, como uma sociedade de responsabilidade limitada.
Bradesco busca ganhar espaço entre os bancos digitais
O presidente do Bradesco, Octavio de Lazari Junior afirma que o banco terá a possibilidade de aumentar sua atuação, “passando a ser similar a um banco digital com o objetivo de ganharmos uma presença mais robusta num mercado relevante como o mexicano”.
O diretor da Bradescard México, Alexandre Monteiro, revela que a instituição busca focar em uma estratégia digital para a subsidiária. Segundo ele, o primeiro passo será a oferta de uma conta digital, empréstimo consignado e conta de investimentos.
Entre as instituições que vêm buscando ampliar espaço no México é o Nubank. Em um ano, o ‘roxinho’ conseguiu elevar sua base de clientes em seis vezes.
No segundo trimestre deste ano, a fintech atingiu o número de 2,7 milhões de clientes no México. Além disso, o banco digital aparece como o maior emissor de cartões no país estrangeiro.
Atualmente, a Bradescard administra aproximadamente 3 milhões de clientes de cartões de grandes redes varejistas. Em cinco anos, no segmento de cartões de crédito, a subsidiária espera estar entre os principais emissores de cartões na nação estrangeira.