Na próxima quarta-feira, (31), a Receita Federal efetua o pagamento do 4º lote da restituição do IRPF. As consultas já estão liberadas desde o dia 24 de agosto, concedendo o prazo de uma semana para verificações.
A restituição do IRPF será creditada na conta bancária informada pelo contribuinte no ato da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física. Nesta etapa, um montante de R$ 6 bilhões será distribuído entre 4.462.564 contribuintes.
Deste total, R$ 265.909.045,61 serão destinados aos contribuintes com prioridade legal. O grupo é composto por:
- 7.855 idosos com mais de 80 anos de idade;
- 60.575 na faixa etária de 60 a 79 anos;
- 5.514 contribuintes portadores de algum tipo de deficiência;
- 25.854 consistem naqueles cuja maior fonte de renda é o magistério.
Também no 4º lote da restituição do IRPF, estão os 4.362.766 contribuintes não prioritários, mas que enviaram a declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de maio de 2022. O saldo será pago com direito à correção de 3,05% pela taxa básica de juros da Selic.
Consulta da restituição do IRPF
O contribuinte que deseja realizar a consulta da restituição do Imposto de Renda deve seguir este passo a passo:
- Acessar o site: www.gov.br/receitafederal;
- Clicar em “Meu Imposto de Renda”;
- Logo após, ir em “Consultar a Restituição”.
O portal apresentará todos os detalhes associados à consulta, bem como os canais disponíveis para a prestação deste serviço. O contribuinte ainda terá a chance de optar entre uma etapa completa ou simplificada e, através do extrato de processamento, terá acesso ao portal e-CAC.
Na hipótese de identificação de qualquer dependência na declaração, é possível corrigir as informações erradas. Pontuando que, a consulta também poderá ser feita mediante o uso de dispositivos móveis como, smartphones e tablets.
Calendário da restituição do IRPF
De acordo com o cronograma da Receita Federal, os próximos lotes serão pagos nas seguintes datas:
- 1º lote: 31 de maio (já pago);
- 2º lote: 30 de junho (já pago);
- 3º lote: 29 de julho (já pago);
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 30 de setembro.
Essa é uma dúvida bastante comum entre os contribuintes com direito à restituição do IRPF, é saber exatamente quando ela será paga. Infelizmente, a Receita Federal não divulga essa informação com antecedência. Portanto, é preciso verificar na consulta de cada lote se sua restituição foi incluída.