Restituição do IRPF é liberada para 4 milhões de brasileiros. Consulte AGORA seu saldo

Desde o dia 24 de agosto ficou disponível a consulta ao 4° lote de pagamentos da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). Os contribuintes que enviaram a declaração do Imposto de Renda neste ano e ainda não foram contemplados, podem verificar se receberão o valor neste penúltimo lote. O próximo pagamento está marcado para setembro, o último de 2022.

Restituição do IRPF é liberada para 4 milhões de brasileiros. Consulte AGORA seu saldo
Restituição do IRPF é liberada para 4 milhões de brasileiros. Consulte AGORA seu saldo (Imagem: FDR)

No total, a Receita Federal vai desembolsar R$ 6 bilhões para que mais de 4,4 milhões de brasileiros sejam pagos no 4° lote de restituição do IRPF. São pessoas que ganham prioridade legal, ou que tenham enviado o documento até o dia 30 de maio deste ano. Quanto antes a declaração chegar nas mãos da Receita, mais cedo o contribuinte deve ter acesso ao valor restituído.

Neste mês haverá a correção de 3,05% pela taxa Selic, como acontece todos os meses. Isso significa que no último pagamento, referente ao mês de setembro, a correção pode ser ainda maior, conforme haverá reajustes da Selic. O dinheiro é depositado na conta corrente que o cidadão informou na declaração do IRPF. 

Além dos contribuintes que enviaram a declaração neste ano, mais de 28 milhões de pessoas, podem ser inclusos nos lotes de restituição do IRPF aqueles que fizeram a correção do documento de anos anteriores. Isto é, ao caírem na malha fina fazem a regularização dos seus compromissos e podem receber o benefício em seguida.

Quem vai receber a restituição do IRPF

De acordo com informações compartilhadas pela Receita Federal, no quarto lote de restituição do IRPF que fará o depósito no dia 31 de agosto, devem receber os seguintes contribuintes:

  • 7.855 idosos acima de 80 anos;
  • 60.575 idosos com idade entre 60 e 79 anos;
  • 5.514 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave;
  • 25.854 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 4.362.766 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 30 de maio deste ano.

Consulta do 4° lote de restituição do Imposto de Renda

São duas opções para que o cidadão consulte este e os demais lotes de restituição do IRPF, acessando o site da Receita Federal ou o Aplicativo Meu Imposto de Renda. Por meio do App é preciso fazer login com dados do Gov.br, enquanto a consulta no site é mais simples. Veja como fazer:

  • Acesse o site da Receita Federal e selecione “Imposto de Renda”;
  • Em seguida, escolha “Consultar restituição” e “Iniciar”;
  • Informe o número de CPF, ano, e data de nascimento do contribuinte. Finalize com o código de verificação e “Consultar”;
  • Confira as informações.

O pagamento do 4° lote acontece em 31 de agosto, enquanto o 5° e último lote referente a 2022 acontece em 30 de setembro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]