Chegada do 5G deve trazer benefícios para o mercado de trabalho no Brasil

O mais atual padrão de conectividade para as redes móveis e de banda larga deve chegar ao Brasil em breve. Além da melhoria da tecnologia, o 5G irá contribuir para a criação de emprego em todo o país.

 

A tecnologia de quinta geração, 5G, começou a ser implantada pelas empresas de telefonia celular em todo o mundo no final de 2018. Esse é o sucessor das redes 4G que, atualmente, são fornecidas pela maioria dos dispositivos.

Para o Brasil, a previsão é que o 5G chegue neste ano nas capitais. Além de revolucionar a internet e a telefonia móvel, a nova tecnologia deve movimentar o mercado de trabalho, com a criação de novas vagas de emprego.

A previsão é que até 2025 sejam criadas 673 mil vagas de emprego na área de tecnologia. Além disso, os profissionais que possuem conhecimento sobre big data e analytics, nuvem e web mobile terão mais oportunidade de trabalho.

A previsão foi realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Diante disso, essas áreas são uma ótima opção, neste momento, para investir nos estudos.

5G irá criar vagas de emprego para esses profissionais

“Observamos que há algumas profissões em expansão como analista de dados, especialista em IA e Machine Learning, especialista em Big Data e especialista em IoT (Internet of Things)”, diz Gabriela Mative, diretora de RH da Luandre.

Porém, segundo Mative, ainda há uma grande escassez de trabalhadores com esses conhecimentos. Assim, “são excelentes áreas para direcionar o estudo”, completa a diretora da Luandre.

Além desses, Gabriela Mative acrescenta à lista de profissionais a serem demandados num futuro próximo aqueles com formação em ciências, engenharias e matemática.

Esse crescimento no setor tecnológico se deu a partir da pandemia de Covid-19. Nessa fase as empresas tiveram que se reinventar para atender as demandas diante das restrições. Com isso, novas ferramentas e posições foram criadas.

Assim, mesmo com a implementação do 5G acontecendo após o pico da pandemia, essa tecnologia é resultado do avanço atingido nos últimos anos. O processo de transformação digital em diversos segmentos, como a cadeia de logística e o varejo por e-commerce.

Diferente do que muitos pensam, não é apenas o setor de tecnologia que será beneficiado com o aquecimento do mercado. Assim, outros setores, como varejo, RH e serviços terão o crescimento de oportunidades de trabalho.

Glaucia AlvesGlaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.