Parlamentares defendem a VOLTA do AUXÍLIO EMERGENCIAL para 2023 com um NOVO valor

O retorno e manutenção do valor de R$ 600 reais ao auxílio Brasil é amplamente defendido por diversos políticos, que veem na possibilidade da renovação do benefício como um alívio para a economia, o que vem trazendo o assunto a novos debates no Congresso.

Parlamentares defendem a VOLTA do AUXÍLIO EMERGENCIAL para 2023 com um NOVO valor (Imagem: FDR)
Parlamentares defendem a VOLTA do AUXÍLIO EMERGENCIAL para 2023 com um NOVO valor (Imagem: FDR)

Os argumentos a favor da manutenção do valor de R$ 600 reais, apontam para milhares de brasileiros que ficariam desamparados ao fim do benefício. O auxílio Brasil tem encontrado vários defensores, dentre eles o deputado federal, Renildo Calheiros (PSB-PE), o qual vem ressaltando a importância no provento diante dos impactos da pandemia que ainda são sentidos.

“Esse auxílio é muito importante para milhões de brasileiros que ficaram completamente desassistidos na pandemia que ainda persiste. Muitos nem foram incluídos no Auxílio Brasil. Isso tem causado enorme sofrimento a essa imensa parcela da população”,  afirmou Calheiros.

A transição do Auxílio Emergencial para o Auxílio Brasil

O auxílio emergencial alcançou, no ano de 2021, chegando a casa de mais de 39 milhões de famílias brasileiras, contudo, o programa realizou seus últimos pagamentos no final de outubro de 2021, deixando muitos brasileiros sem alternativas para compor o orçamento familiar.

No mês seguinte ao pagamento do benefício, o auxílio Brasil tomou o espaço vago como principal programa de distribuição de renda no cenário nacional, substituindo o premiado e extinto Bolsa Família. No entanto, nem todos os beneficiários do Auxílio Emergencial foram integrados no novo programa

O auxílio apenas amparou cerca de 14,5 milhões de, famílias, quantidade que subiu para 18 milhões de beneficiários nos últimos meses. No entanto, a quantidade de pessoas acobertadas pelo auxílio ainda passa muito longe da abrangência do auxílio emergencial.

Então, com os novos crivos do Auxílio Brasil, quase 25 milhões de brasileiros ainda não tem acesso a qualquer programa social, conforme os dados divulgados pelo ministério da cidadania em suas últimas pesquisas.

Além disso, o pré-candidato à presidência da República, André Janones,também destacou outros fatores importantes para a volta do Auxílio Emergencial, destacando dados capazes de comprovar que o auxílio influenciou no aumento da arrecadação de tributos.

Porém, até então o assunto não passa de desejo por parte dos parlamentares, no tocante ao governo federal, ainda não existe qualquer anúncio oficial sobre a manutenção do benefício após o mês de dezembro, que também culmina no fim do mandato do presidente Jair Bolsonaro (caso o mesmo não seja reeleito).