A contribuição previdenciária é essencial para o trabalhador que deseja aproveitar a aposentadoria com tranquilidade e segurança financeira. Várias dúvidas cercam esta obrigação e visando esclarecer todos os detalhes o FDR criou a calculadora do INSS.
A calculadora do INSS é apenas uma das tantas que o portal FDR oferece aos leitores. A ferramenta é simples e descomplicada, e permite ao segurado verificar a situação previdenciária e descobrir quanto tempo falta para conseguir se aposentar.
Na prática, a calculadora do INSS realiza uma busca automática de todos os dados associados ao segurado no banco de dados da Previdência Social. Em seguida, a ferramenta apura o tempo de contribuição restante, em outras palavras, quantos anos ainda faltam para se aposentar.
Na hipótese de existir algum vínculo empregatício que não consta nos registros, o segurado tem a chance de incluí-los manualmente com a ajuda da calculadora do INSS. A princípio, a simulação pode ser feita pelo site ou aplicativo Meu INSS, a partir do login com dados da conta Gov.br.
Mediante o uso da calculadora do INSS, o segurado tem a possibilidade de realizar sete tipos diferentes de cálculos, sendo dois com foco na aposentadoria por idade e os outros cinco por tempo de serviço.
Além da ferramenta disponibilizada diretamente pelo INSS, o FDR oferece a calculadora de contribuição do INSS. Nela, basta inserir o salário bruto, o valor sem os descontos, e clicar em “calcular”.
Direitos apurados pela calculadora do INSS
Antes de mais nada, para se tornar um segurado do INSS e adquirir os direitos concedidos pela autarquia é preciso realizar contribuições previdenciárias. No modelo tradicional, a contribuição consiste em um desconto automático feito pela empresa diretamente no salário bruto do trabalhador.
O desconto vai acontecer quando o empregador envia uma porcentagem para a Previdência Federal, possibilitando ao trabalhador ter seus direitos garantidos em toda sua carreira, uma vez que a responsabilidade é da própria empresa.
Caso o empregador não realize a contribuição de forma correta, o trabalhador pode entrar com um processo judicial para garantir seus direitos ao comprovar seu vínculo empregatício. Dessa forma o trabalhador conta com diversas assistências como:
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por invalidez;
- Auxílio doença;
- Auxílio acidente;
- Auxílio maternidade;
- Salário família;
- Reabilitação profissional;
- 13º salário.