Atendimento dos bancos poderão ser alterados durante pandemia

Para tentar barra a circulação de pessoas nas ruas e evitar aglomerações, governo federal está tomando diversas medidas e indicando orientações para empresas para tentar conter o avanço do coronavírus no país. Sendo assim, o atendimento dos bancos também podem sofrer alterações durante a pandemia.

Atendimento dos bancos poderão ser alterados durante pandemia (Reprodução/Internet)
Atendimento dos bancos poderão ser alterados durante pandemia (Imagem: Reprodução/Internet)

Para colocar em prática as alterações, o Banco Central detalhou nova resolução no qual permite que as instituições financeiras realizem alterações no atendimento de seus respectivos centros enquanto houver configurado a situação de pandemia de coronavírus no país.

Leia Também: Com shoppings fechados, volume de possíveis demissões assusta

A decisão foi tomada e já publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (23). Sendo assim, já está valendo. De acordo com o texto, a medida visa assegurar a prestação dos serviços essenciais à população. Por isto, será necessário ajustar o horário de atendimento ao público de suas dependências.

Entre as mudanças definidas com a publicação da resolução, está também a necessidade deste bancos de comunicar aos seus clientes as alterações nos horários de atendimento com, no mínimo, trinta dias de antecedência.

Atualmente a orientação é realizar a comunicação via canais com o cliente, como aplicativo e sites. O BC também determina que as instituições fixem o aviso de mudanças em local visível em suas dependências.

Estes avisos, por sua vez, devem informar aos clientes as eventuais limitações da quantidade de pessoas dentro da agência e o público que tem prioridade no acesso aos espaços físicos das instituições.

Leia Também: CNH Social do ES abre 7 mil vagas com inscrições até essa semana

Outro ponto discutido através da publicação do texto é de que as agências não têm mais a obrigação de realizar o cumprimento do horário mínimo de expediente para o público de cinco horas diárias ininterruptas.

Além disto, ainda está sendo extinto a necessidade de realizar o do atendimento dos bancos obrigatório no período de 12h às 15h.

Vale ressaltar que as alterações foram definidas na última sexta-feira (19) durante uma reunião da Diretoria Colegiada do Banco Central.