Governo suspende IMPOSTOS dos derivados de LEITE reduzindo seus preços. Veja os números

A partir do dia 1° de setembro uma série de produtos ficarão mais baratos após o corte da tarifa de importação, autorizada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex). A ideia é diminuir para até 4% ou até mesmo zerar a tarifa de importação de sete produtos que serão inclusos à Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (Letec). Entre eles, proteínas do soro de leite.

Governo suspende IMPOSTOS dos derivados de LEITE reduzindo seus preços. Veja os números
Governo suspende IMPOSTOS dos derivados de LEITE reduzindo seus preços. Veja os números (Imagem: FDR)

Não foi apenas a proteína do soro do leite que contará com redução na tarifa de importação, mas outros seis produtos, entre eles, airbags para proteção de motociclistas e suplementos alimentares. A ideia é que dessa forma o consumidor final, ou seja, aquele que adquire o produto diretamente nos supermercados, possa sentir os impactos dessa diminuição.

Isso porque, a tarifa de importação desses produtos variavam entre 11,2% e 35%, mas com a mudança serão reduzidas a 4% ou até mesmo zeradas a partir do dia 1° de setembro. Outra alteração é que a redução em 10% da tarifa externa comum (TEC) do Mercosul tornou-se definitiva, algo que já funcionava desde novembro do último ano.

Preço do leite promete redução em todos os estados

De acordo com dados obtidos no Índice de preços ao Consumidor Amplo (IPCA) a alta no valor do leite foi de quase 80% no período de um ano. Apenas no mês de julho o preço do produto ficou 25% maior para o varejo, puxando também os valores dos seus derivados como manteiga e requeijão.

No entanto, algumas pesquisas prometem animar o consumidor brasileiro. Em São Paulo, por exemplo, de acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) do início do mês de agosto até o dia 16, o preço médio do litro de leite caiu em 17% no atacado.

Enquanto isso, a rede Hirota, com 18 supermercados, 23 lojas express e 91 pontos de venda em condomínios, informou que neste mês o custo do produto caiu em torno de 20%. O que possibilitou que a rede passasse a oferecer valores promocionais para o litro do leite. 

Uma das explicações para essa diminuição no preço do produto entre um mês e outro é a maior oferta, e também o fim do período de seca que possibilita maior produção. Fatores como a guerra entra a Rússia e a Ucrânia que são as maiores produtoras de grãos do mundo usados para alimentar o gado, além do choque de preços dos grãos, soja e milho, causaram o aumento de valor do produto.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com