Como de costume, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza o pagamento de pensões e aposentadorias segundo o número final do benefício. De acordo com o calendário oficial, nesta terça-feira (26), recebem aqueles cuja sequência numérica se encerra em 2. Neste primeiro momento o repasse vale para os beneficiários que recebem até um salário mínimo.
A fim de descongestionar as agências, a Previdência Social organizou o calendário de pagamentos com base no número final do benefício que está impresso no cartão de saque do INSS. Vale aquele que antecede o hífen, por exemplo, 098765432-1.
Pelo menos 36 milhões de pessoas recebem algum benefício do INSS atualmente, deste total 60% tem acesso ao pagamento equivalente a um salário mínimo (R$ 1.212 em 2022). São normalmente recebedores do Benefício de Prestação Continuada (BPC), ou Micro Empreendedor Individual (MEI) que recebem benefícios de no máximo um salário.
Outros 40% dos beneficiários têm acesso ao valor de pensão e aposentadorias que podem chegar ao teto, em 2022 essa quantia é de R$ 7.087,22. Trabalhadores do regime de Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), por exemplo, recebem o benefício baseado na média de suas contribuições e salários.
Calendário de pagamentos do INSS
Para a folha de pagamento de julho, o INSS deu início aos repasses na segunda-feira (26), a cada dia um novo grupo é contemplado. Além de organizar os depósitos por número do benefício, o calendário também é dividido de acordo com o valor a ser pago na pensão ou aposentadoria.
Inicialmente recebem aqueles cujo salário seja de até 1 salário mínimo, em seguida começam os repasses para quem ganha mais que o piso nacional. No segundo caso os pagamentos começam em 1° de agosto. Referente a julho, o cronograma de depósitos finaliza em 5 de agosto.
Acompanhe as datas de depósitos:
Para quem recebe um salário mínimo:
- Benefício final 1 – 25 de julho;
- Benefício final 2 – 26 de julho;
- Benefício final 3 – 27 de julho;
- Benefício final 4 – 28 de julho;
- Benefício final 5 – 29 de julho;
- Benefício final 6 – 1 de agosto;
- Benefício final 7 – 2 de agosto;
- Benefício final 8 – 3 de agosto;
- Benefício final 9 – 4 de agosto;
- Benefício final 0 – 5 de agosto.
Para quem recebe acima de um salário mínimo:
- Benefício final 1 ou 6 – 1 de agosto;
- Benefício final 2 ou 7 – 2 de agosto;
- Benefício final 3 ou 8 – 3 de agosto;
- Benefício final 4 ou 9 – 4 de agosto;
- Benefício final 5 ou 0 – 5 de agosto.
O calendário de pagamentos dos próximos meses pode ser consultado no aplicativo Meu INSS, a fim de que o segurado consiga se organizar quanto aos repasses.