O mercado do entretenimento no país está assistindo a uma briga entre duas gigantes: a Globo, líder na TV brasileira, e a Netflix, líder global no streaming.
Para competir nessa briga, a Globo vai investir R$ 2,5 bilhões no Globoplay até o final de 2022. Esse valor é o dobro do que foi investido no ano passado.
O investimento da Globo no streaming tem feito a empresa conviver com déficits operacionais. Em 2021, ela teve um prejuízo de R$ 174 milhões.
O arriscado investimento tem um motivo: a Globo acredita que o streaming é o futuro da TV. Com os anos, os brasileiros deixarão de assistir TV aberta para consumir mais streamings.
Dessa forma, a Globo está investindo cada vez mais em conteúdos originais, como a novela “Verdades Secretas 2” e séries como “Arcanjo Renegado” e “Ilha de Ferro”.
O alto investimento da Globo vem num momento de crise da Netflix. Recentemente, a companhia americana teve perda de assinantes pela primeira vez.
A emissora carioca, no entanto, possui uma vantagem nessa briga, por ser uma empresa de capital fechado.
A Netflix, por seu lado, precisa se preocupar com o que os investidores pensam do seu desempenho.