Seguindo o calendário oficial da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), mais um grupo recebe essa semana. Dessa vez, trata-se do terceiro lote de pagamentos. Ao todo, serão liberados cinco lotes neste ano, com término previsto para o mês de setembro. Já é possível saber quem vai ser beneficiado nesse ciclo.
Como de costume, o valor pago na restituição do IRPF será reajustado com base na taxa Selic que está em 13,25% ao ano. Neste mês de julho, o pagamento será reajustado em 2,02%, quantia maior que o índice de junho quando a correção foi de 1%. Isso significa que a cada mês as chances de ganho são maiores.
O calendário prevê o depósito do terceiro lote para o dia 29 de julho, próxima sexta-feira. Desde o dia 22 de julho já era possível consultar para saber se foi incluso neste pagamento. O acesso é online, feito no site da Receita Federal.
Quando envia a declaração do IRPF, o contribuinte é informado se terá valor a pagar ou restituir do imposto. A quantia, no entanto, pode sofrer alterações conforme análise da Receita e correção da taxa Selic.
Apenas neste lote serão RS 6,3 bilhões pagos para 5,2 milhões de contribuintes. O pagamento ficou organizado da seguinte forma:
R$ 285,3 milhões:
- 9,4 mil idosos acima de 80 anos;
- 62,9 mil contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 6,3 mil com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 29,5 mil cidadãos cuja maior fonte de renda seja o magistério.
R$ 6,014 bilhões:
- 5,1 milhões de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 03 de maio.
Consulta ao lote de restituição do IRPF
Existem duas opções para fazer a consulta ao lote de restituição do IRPF. A primeira pelo site da Receita Federal, e a outra pelo portal e-CAC. As duas devem indicar se o contribuinte foi contemplado neste pagamento, ou se ele caiu na malha fina. Isto é, quando há inconsistência dos dados e necessidade de corrigir a declaração.
No site da Receita Federal:
- Acesse o site da Receita Federal;
- Selecione a opção “Imposto de Renda”;
- Em seguida “Consultar restituição”;
- Na nova página selecione “Iniciar”;
- Agora, informe o número de CPF, o ano que deseja pesquisar, a data de nascimento e o digite o código de verificação. Em seguida “Consultar”;
- Pronto, o portal vai mostrar quando deve receber a restituição.
No portal e-CAC:
- Acesse o Portal e-CAC e vá em “Entrar com gov.br”;
- Em seguida, informe o CPF e clique em “Continuar”;
- Digite a senha e vá em “Entrar”;
- Em “Serviços em destaque”, clique em “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)”.