Com valores disponíveis para saque em contas do FGTS, o trabalhador pode realizar a consulta do extrato para seu saber se pode realizar a retirada. Os depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço são feitos em conta vinculada ao nome do trabalhador e funcionam como um recurso de poupança.
Os saques do FGTS possuem diferentes modalidades, sendo a mais comum a ser adotada pelo trabalhador, o saque de rescisão, quando o trabalhador é demitido sem justa causa.
Em junho, foi lançada pelo governo federal a modalidade do Saque-Extraordinário que garante ao brasileiro que possui dinheiro em conta, a possibilidade de sacar até R$ 1 mil de contas do FGTS. O prazo para o saque vai até 15 de dezembro.
Como realizar a consulta do saldo do FGTS?
Os valores do FGTS são depositados de maneira automática em conta na poupança digital. A movimentação das quantias pode ser realizada por meio do aplicativo Caixa Tem.
Antes de utilizar o recurso, é importante que o trabalhador consulte seu saldo. O que acontece é que muitos brasileiros possuem dúvidas quanto a como ter acesso às informações sobre seu saldo do FGTS.
Para realizar a consulta, é preciso que o extrato do fundo seja acessado por meio do aplicativo Meu FGTS. No app, o extrato deve revelar ao trabalhador informações referentes às datas de pagamentos, valores e detalhes dos lançamentos de até seis meses antes.
Confira o passo a passo da consulta do extrato de contas do FGTS:
- Informe o CPF e a senha no aplicativo;
- Confira as informações sobre o FGTS disponível na tela;
- Clique em “Saldo Total do FGTS”;
- Selecione “Acessar Meu FGTS“;
- Toque em “Ver extrato”;
- Para emitir o extrato e baixar, basta clicar em “Gerar extrato PDF”.
FGTS: saiba se você tem direito ao fundo
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um recurso que garante saldo ao trabalhador promovendo uma maior segurança financeira. A poupança é garantida para trabalhadores com carteira assinada, jovens aprendizes e empregados domésticos.
Cada uma das categorias citadas possuem suas próprias normas e requisitos. Para o trabalhador com carteira assinada, são repassados para o fundo, cerca de 8% do salário, enquanto os jovens aprendizes tem 2% do salário destinado ao FGTS e os empregados domésticos 11,2%.