A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) abriu as inscrições para o vestibular Especial do 2º semestre. O processo seletivo acontece por meio da nota do Enem das edições de 2017 a 2021.
Os estudantes interessados em participar do processo seletivo podem se inscrever até o dia 26 de julho. Não há cobrança de taxa para o vestibular Especial. Para concorrer é necessário cumprir as seguintes exigências:
- Comprovar ter concluído o Ensino Médio;
- Ser portador de diploma de curso superior;
- Ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2017 a 2021;
- Ter obtido nota mínima de 200 na prova dissertativa-argumentativa do Enem (redação).
Como forma de comprovar as exigências relacionadas ao Enem, será necessário anexar o boletim de desempenho individual do exame na inscrição. A nota possui pesos diferentes, de acordo com as áreas.
Vestibular Especial da Unemat
Como a universidade utiliza a nota do Enem, não será preciso realizar nenhuma prova. Assim, no dia 1º de agosto, de acordo com o calendário, será disponibilizado o desempenho preliminar.
Os candidatos terão os dias 02 e 03 de agosto para apresentar recursos. Esse procedimento deve ser feito no site do Vestibular Especial 2022/2 da Unemat. O resultado final será divulgado no dia 08 de agosto.
Os candidatos aprovados devem enviar os documentos para a universidade pelo sistema online da Unemat. Esses devem ser digitalizados no formato PDF, respeitando o tamanho máximo de 5 Megabytes para cada documento. Veja abaixo a lista dos documentos:
- Documento de identidade;
- CPF;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Título de eleitor;
- Certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente;
- Histórico escolar do Ensino Médio;
- Comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral;
- Comprovante de quitação com o Serviço Militar (para o candidato do sexo masculino, com exceção dos candidatos indígenas);
- Declaração de que o candidato não se encontra matriculado em outro curso de graduação da UNEMAT e que não é aluno de graduação de outra Instituição Pública de Ensino Superior.
Há a possibilidade de ser feita uma segunda chamada, caso as vagas não sejam preenchidas. De acordo com o calendário do processo seletivo, essa fase deve acontecer no dia 30 de agosto.
A matrícula para os estudantes aprovados na segunda chamada será feita no dia 31 de agosto. Ao todo são 651 vagas para o formato presencial. Essas estão distribuídas entre os seguintes cursos:
- Administração;
- Arquitetura e Urbanismo;
- Ciências Biológicas;
- Ciência da Computação;
- Engenharias;
- Jornalismo;
- Pedagogia;
- Zootecnia.