SiSU abre consulta para novo processo seletivo; saiba como realizar

Com período de inscrições se aproximando, os estudantes já podem consultar as vagas do SiSU. A seleção vai oferecer vagas em instituições públicas através da nota do Enem 2021.

SiSU abre consulta para novo processo seletivo; saiba como realizar
SiSU abre consulta para novo processo seletivo; saiba como realizar(Imagem: FDR)

O Ministério da Educação liberou a consulta de vagas do Sistema de Seleção Unificada do segundo semestre desse ano; essa edição deve oferecer mais de 56 mil vagas em cursos de graduação.

Com o SiSU é possível ter acesso a formação gratuita em universidades federais e estaduais de todo o país.

Consulta de vagas do SiSU

O sistema sofreu uma importante alteração no início desse ano com a criação do Portal Acesso Único, que unifica o SiSU, Fies e ProUni, nele você encontra detalhes sobre essas seleções.

Para fazer a consulta de vagas você precisa acessar ao portal Acesso Único e clicar em “consultar vagas”.

Na página seguinte você poderá escolher como fazer a sua busca, se por lista de município, lista de instituições ou lista de cursos; após fazer a sua escolha e inserir as informações solicitadas, o sistema vai carregar os dados que você procura.

Essa consulta antecipada é muito importante para a sua organização na hora de se inscrever, pois, você pode conferir as notas de corte das últimas seleções do curso que deseja e terá vaga no SiSU.

Cronograma SiSU 2022.2

Veja abaixo as datas que você precisa ficar de olho, caso queira concorrer às vagas do sistema:

  • Período de inscrições: 28 junho a 1 julho
  • Resultado da chamada regular:6 julho
  • Matrícula da chamada regular:13 julho a 18 julho
  • Prazo para participar da lista de espera: 6 julho a 18 julho
  • Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições: a partir desta de 25 de julho.

Conheça o SiSU

O Sistema de Seleção Unificada é um dos sistemas informatizados do Ministério da Educação, nele as instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas em cursos de graduação para participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A classificação é feita de acordo com o desempenho do candidato no ENEM e leva em conta a nota de corte de cada curso.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.