O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a porta de entrada de inúmeros estudantes para o ensino superior. Ao longo da prova, a parte mais temida pelos participantes costuma ser a redação. Se a surpresa do tema já não fosse o suficiente, o modelo de texto dissertativo-argumentativo determina ainda diversas regras que, se forem descomprimas, vão acumulando perda de pontos.
Para te ajudar a fazer uma redação melhor, confira abaixo alguns dos erros mais comuns que os participantes cometem no exame.
Não entender o tema ou os textos motivadores
É extremamente importante entender e interpretar o tema da redação e desenvolver uma reflexão acerca daquele assunto.
“Vamos supor que alguém chegue e me conte qual vai ser o tema da redação deste ano, e eu divulgo para todos os estudantes do Brasil. Se o aluno não souber a estrutura cobrada no texto, se ele não compreender a linha de raciocínio proposta, não vai adiantar nada saber qual é o tema”, disse a professora Raquel Frontelmo ao Guia do Estudante.
Ela diz que um dos erros mais comuns na hora de fazer a redação é fugir do tema ou interpretar de forma errada. Ela orienta que é mais vantajoso concentrar os esforços em desenvolver uma boa capacidade de interpretação, além de treinar as habilidades textuais.
Não compreender a estrutura textual proposta
A estrutura da redação do Enem é um texto dissertativo-argumentativo. Sendo assim, é preciso escrever a respeito de uma problemática estabelecida, criando uma tese e os argumentos para defendê-la. Este é um texto que precisa convencer quem irá ler de que a tese apresentada está certa e é plausível.
A recomendação geral dos professores é obedecer a seguinte estrutura: quatro parágrafos com introdução, primeiro desenvolvimento de argumento, segundo desenvolvimento de argumento e conclusão. A linguagem utilizada deve ser a norma padrão culta da Língua Portuguesa.
Não saber as competências avaliativas da banca
- É importante conhecer de que forma o seu texto será avaliado para poder desenvolvê-lo de forma mais assertiva.
- Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.