PEC 206

Afinal, as Universidades Públicas serão pagas?

ANIMAÇãO

Ariel França

TEXTO

Redação

Atualmente, pela Constituição Federal, todo brasileiro tem direito às Universidades Públicas, desde que tenham sido aprovados no vestibular.

No entanto, recentemente as redes sociais foram tomadas por pessoas questionando o pagamento de mensalidade em instituições de ensino superior públicas.

A medida pode passar a ser válida caso a Proposta de Emenda à Constituição nº 206/19 seja aprovada.

Se aprovada, a PEC deve estabelecer a gratuidade apenas para quem comprovadamente não tem condições de pagar as mensalidades.

Após muito debate, os deputados aprovaram um requerimento para a realização de uma audiência pública sobre o tema, que ainda está sem data para acontecer.

De acordo com o autor da PEC, “Se a pessoa pode pagar, o reitor vai ter recursos principalmente para investir em ciência, tecnologia e qualidade daquele ensino".

Dessa forma, o polêmico projeto promete separar os cidadãos que podem pagar pelo ensino daqueles que não têm condições financeiras para isso.

No entanto, a polêmica envolve o fato de uma universidade pública ser destinada a todos, sem separação de classes. Provavelmente, o projeto não deverá ir adiante.