Comprei celular e o carregador não veio junto; qual o meu direito?
ANIMAÇãO
Ariel França
TEXTO
Redação
Os órgãos de defesa do consumidor foram orientados a abrir processos administrativos contra empresas como Apple e Samsung que passaram a vender celulares sem carregador.
Esta determinação da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), que integra o MJSP, foi tomada diante da postura desta duas empresas em não incluírem carregadores nas caixas.
A Apple iniciou este movimento de não incluir carregadores nas caixas dos iPhones 2m 2020, quando lançou a linha iPhone 12. Desde então, a empresa vende apenas o carregador separado.
Como forma de justificar esta ação, a Apple disse que muitos consumidores já tinham os carregadores e parte dos clientes possuía o carregador sem fio.
A Samsung, embora tenha criticado a concorrente, decidiu seguir o mesmo caminho e retirou o carregador do seu então lançamento o Galaxy S21.
Após isso, a linha Galaxy Note e os aparelhos dobráveis da linha Z, assim como as linhas intermediárias Galaxy A, M e F também deixaram de trazer o carregador em suas caixas.
Procurada, a Samsung afirmou que vai disponibilizar um carregador para alguns de seus produtos, respeitando o prazo de 30 dias após a emissão da nota fiscal da solicitação.
Por outro lado, a Apple afirmou que não comentaria o assunto.