Como forma de aquecer a economia do país, o Instituto Nacional do Seguro Social liberou a antecipação das duas parcelas do 13° salário. Valores que seriam repassados entre o primeiro e segundo semestre do ano já podem ser acessados. Atualmente, a segunda parcela do 13° salário do INSS está sendo paga. Confira como consultar o valor.
O pagamento do décimo terceiro salário está sendo depositado nas contas daqueles que recebem benefícios como: aposentadoria, auxílio doença, pensão por morte, auxílio reclusão.
Não estão inclusos como beneficiários do abono os recebedores do Benefício de Prestação Continuada (BPC), já que este é um pagamento de origem social e não previdenciária.
Existem pelo menos 36 milhões de pessoas com direito a benefícios do INSS no país. Deste total, 60% recebem até um salário mínimo, ou seja R$ 1.212.
Quanto é pago no 13° salário do INSS
Na primeira parcela, depositada no calendário que iniciou em abril, o valor equivaleu a 50% salário integral dos contemplados. Ou seja, naquele mês o trabalhador recebeu seu rendimento normal mais o adicional do abono sem descontos.
Enquanto isso, na segunda parcela existe a aplicação do Imposto de Renda, por isso a quantia fica menor. Para quem é contribuinte do Leão o valor é reduzido com base no valor a ser destinado para Receita Federal.
Os demais, isto é, aqueles que não são contribuintes, recebem o valor usando o mesmo cálculo da primeira parcela.
Como consultar o valor do 13° do INSS
Existem algumas formas de consultar o valor do 13° salário do INSS. A mais usada é de maneira remota, usando o site ou aplicativo Meu INSS. A outra possibilidade é por meio telefônico, na central 135.
Consulta Meu INSS
- Acesse o site ou aplicativo do Meu INSS;
- Faça login informando os dados em “Entrar com gov.br”;
- Em seguida, clique em “Extrato de Pagamento de Benefício”, onde serão mostradas todas as movimentações na conta do usuário.
Central Telefônico
- Telefone para a Central de Atendimento número 135;
- Informe seu CPF;
- Digite o ramal de consulta de saldo.
O atendimento por telefone funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Calendário de pagamentos
Atualmente, os beneficiários recebem a segunda parcela do 13° salário do INSS. O calendário atual contempla tanto aqueles que recebem até um salário mínimo, como quem tem direito a valor superior a este.
Recebe até um salário mínimo:
- Final do benefício 1 – 25/5
- Final do benefício 2 – 26/5
- Final do benefício 3 – 27/5
- Final do benefício 4 – 30/5
- Final do benefício 5 – 31/5
- Final do benefício 6 – 1º/6
- Final do benefício 7 – 2/6
- Final do benefício 8 – 3/6
- Final do benefício 9 – 6/6
- Final do benefício 0 – 7/6
Recebe acima de um salário mínimo:
- Final do benefício 1 e 6 – 1º/6
- Final do benefício 2 e 7 – 2/6
- Final do benefício 3 e 8 – 3/6
- Final do benefício 4 e 9 – 6/6
- Final do benefício 5 e 0 – 7/6