REGRAS INSS

Não cometa ESSES ERROS na hora de pedir a aposentadoria

ANIMAÇãO

Ariel França

TEXTO

Redação

Em janeiro, o tempo médio de espera por um benefício foi de 94 dias e, em alguns estados, foi bem maior, como no Tocantins, que registrou tempo médio de espera de 155 dias.

Alguns erros cometidos podem atrasar ainda mais o processo. O prazo para análise dos pedidos, atualmente, é de 90 dias, mas ele é reiniciado sempre que o INSS solicita a correção de erros.

Além disso, cometer equívocos no pedido de benefício pode diminuir o valor da aposentadoria ou mesmo fazer com que ela não seja concedida.

Para evitar esses contratempos, é importante estar atento aos erros mais comuns na hora de pedir um benefício ao INSS.  E nós vamos te ajudar nesse processo.

É preciso ficar atento as regras de aposentadoria, ainda mais com a Reforma da Previdência de 2019. Por causa dela, algumas regras são inclusive atualizadas a cada ano.

A Reforma da Previdência alterou a idade mínima para mulheres inscritas no INSS. Em 2022, a idade mínima para elas é de 61 anos e seis meses, mas a partir do ano que vem passa a ser de 62 anos.

No caso dos homens, a idade mínima continua sendo de 65 anos. Além disso, tanto para homens, como para mulheres, é preciso ter no mínimo 15 anos de contribuição para a previdência.

Nessa matéria a gente separou TODAS as REGRAS do INSS em 2022.