Nesta segunda, 23, a Uber comunicou que irá começar a aceitar pagamento de corridas através do PIX em todo o país. Os usuários estão sendo avisados da chegada da novidade através de email e poderão pagar as viagens através do PIX a partir do próximo mês.
A empresa enviou uma nota ao site InfoMoney em que diz que o pagamento via PIX foi liberado em novembro do ano passado, primeiramente em Curitiba e Recife e que desde o começo desde mês já está disponível “para a maioria dos usuários de todo o país”. Até o início de junho, o modalidade de pagamento estará disponível para toda base de usuários.
A Uber explicou que o pagamento através do PIX deverá ser efetuado no momento que o cliente solicitar a viagem no aplicativo. “Quando você confirmar o pedido da viagem, automaticamente uma página será aberta com o código Pix que você precisa colar no seu aplicativo do banco para efetuar a transferência”, explica a Uber no e-mail remetido para os passageiros.
A empresa explicou que quando o pagamento através do PIX é confirmado, o pedido é direcionado para um motorista parceiro e não será mais possível mudar a forma de pagamento. Se o cliente cancelar a viagem, a Uber irá reembolsar o valor em até três horas.
Como forma de proteger os dados do motorista, a Uber não aconselha que o PIX seja efetuado na conta do motorista. “O Pix deve ser feito apenas com o código gerado no momento do pagamento pois, só assim, você terá certeza que o pagamento foi direcionado para a Uber”.
A Uber explicou ainda que, caso o valor da viagem fique maior do que o calculado no início, que acontece quando é feita uma alteração no destino, trânsito intenso ou uma rota diferente, uma nova transferência via PIX deverá ser feita para pagar a diferença. “Nesse caso, o novo código também será gerado diretamente no aplicativo do usuário”.
Por fim, a empresa explicou que também é possível usar a forma de pagamento para pagar valores pendentes no aplicativo e para adquirir créditos de Uber Cash.