Quais bancos têm os melhores atendimentos? E os piores? Confira ranking

Em abril, o atendimento aos clientes de bancos piorou. Em comparação ao mês, anterior, segundo índice que avalia a qualidade desse serviço, desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas, em parceria com a consultoria Toluna, a visão positiva de clientes caiu 1,76%.

Quais bancos têm os melhores atendimentos? E os piores? Confira ranking
Quais bancos têm os melhores atendimentos? E os piores? Confira ranking (Imagem: Montagem/FDR)

Para realizar a pesquisa, são considerados nove critérios. São estes:

  • Eficiência: considera a facilidade de uso de serviços do respectivo banco;
  • Disponibilidade: avalia problemas no aplicativo ou site;
  • Realização: leva em conta os prazos de conclusão das operações;
  • Privacidade: considera a segurança de informações e dados dos usuários;
  • Responsabilidade: analisa a resolução de eventuais problemas;
  • Aconselhamento: leva em conta a clareza e resultados do que é orientado ao cliente, pelos funcionários do banco;
  • Valor percebido: avalia a transparência e competitividade dos diversos custos;
  • Lealdade: analisa a indicação da plataforma a amigos e parentes.

Em abril, a maioria dos critérios apresentaram melhora em relação ao mês anterior. Estas foram as variações entre o terceiro e quarto mês deste ano:

  • Disponibilidade: 16,52%
  • Privacidade: 4,38%
  • Aconselhamento: 3,55%
  • Lealdade: 1,88%
  • Responsabilidade: 1,45%
  • Valor Percebido: -1,46%
  • Contato: -7,60%
  • Realização: -12,04%
  • Eficiência: -14,98%

Quais bancos têm os melhores e piores atendimentos?

Assim como aconteceu no mês anterior, o banco mais bem avaliado pelos clientes em abril foi o Itaú. Em seguida, aparecem o Bradesco e o Santander.

Apesar disso, vale destacar que, com relação à evolução, somente o Banco do Brasil se destacou — com melhora de 2,1% no entendimento dos clientes. Neste critério, o Itaú foi o banco com menor evolução, com diminuição de 4,8%.

Estes foram os resultados dos bancos avaliados em abril:

  • Itaú: índice de 3.81 (ante 4.00 em março)
  • Bradesco: índice de 3.76 (ante 3.85 em março)
  • Santander: índice de 3.71 (ante 3.77 em março)
  • Caixa: índice de 3.69 (ante 3.76 em março)
  • Banco do Brasil: índice de 3.69 (ante 3.62 em março)

As corretoras de investimentos com melhores e piores atendimentos

A pesquisa realizada pela FGv também apurou a visão de clientes sobre o atendimento de corretoras de investimentos. Ao considerar os nove critérios usados, o atendimento das corretoras caiu 2,38% em abril.

Estes foram os resultados das plataformas de investimentos em abril:

  • XP: índice de 3.90 (ante 3.95 em março)
  • Nubank: índice de 3.86 (ante 3.92 em março)
  • Inter: índice de 3.84 (ante 3.98 em março)
  • Rico: índice de 3.83 (ante 3.80 em março)
  • Modalmais: índice de 3.81 (ante 4.08 em março)
  • BTG Pactual: índice de 3.79 (ante 3.89 em março)
  • Clear: índice de 3.78 (ante 3.84 em março)

Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.