IPTU Ponta Grossa 2020 adia pagamento à vista com nova data

Nesta segunda-feira (9), a prefeitura informou que o prazo de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU Ponta Grossa 2020), foi prorrogado para o dia 20 de março.

IPTU Ponta Grossa 2020 adia pagamento à vista com nova data
IPTU Ponta Grossa 2020 adia pagamento à vista com nova data (Imagem:Reprodução/Google)

Inicialmente, o pagamento em cota única estava com o prazo final previsto para terminar nesta terça-feira (10). O imposto à vista concede o desconto de 15% para os contribuintes que não possuem débito com o município.

Leia também: IPTU Volta Redonda 2020 finaliza desconto de 18% nesta terça-feira

De acordo com a prefeitura, essa prorrogação foi tomada para ampliar ao contribuinte o prazo para a adesão do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific) e o credenciamento de operadoras de cartão para os pagamentos de tributos. 

Em entrevista ao G1, o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski explicou sobre o credenciamento. 

“Como o credenciamento foi aberto na última sexta (6), esperamos ter empresas habilitadas para esta transação ainda dentro do prazo do pagamento à vista”, disse.

O credenciamento de estabelecimentos que possuem máquina de cartão podem se tornar aptos a receber tributos municipais com os pagamentos via crédito ou débito.

Os valores do IPTU Ponta Grossa 2020 podem ser consultados pelo Portal do Contribuinte, no qual é possível emitir o boleto, com o CPF do proprietário do imóvel. Neste ano, o reajuste do tributo foi de 3,31% que corresponde à reposição da inflação no período. 

O valor lançado neste ano é de R$137 milhões, maior que no ano passado, quando o estimado era de R$125 milhões. São 159 mil imóveis cadastrados. 

O tributo municipal pode ser pago nas instituições bancárias conveniadas, sendo elas: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Sicredi, Uniprime, Santander e casas lotéricas.

Os pedidos de isenção ou revisão do que for cobrado no IPTU Ponta Grossa 2020 devem ser protocolados na praça de atendimento da prefeitura até dia 16 de junho de 2020.

O IPTU é responsabilidade a prefeitura e deve ser pago por aqueles que possuem um imóvel em área urbana, seja ele uma casa, apartamento, sala comercial ou outros tipos de propriedade. 

O que for arrecadado com o pagamento é investido nas áreas públicas da cidade, como educação, saúde, infraestrutura e etc.

Leia também: MP Verde e Amarelo será votada nesta terça-feira (10)

O valor varia de acordo com a legislação da cidade e o valor venal do imóvel, que são utilizados como base para o cálculo. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!