O cartão de crédito pode ser um ótimo aliado em nossas compras. Uma prova disso é que de acordo com uma pesquisa realizada pela Serasa eCred, cerca da metade dos consumidores brasileiros, 47%, possuem quatro ou mais mais cartões de crédito.
Segundo o levantamento:
- 29% dos brasileiros têm 5 ou mais cartões de crédito;
- 18% têm 4 cartões de crédito;
- 23% têm 3 cartões de crédito;
- 21% têm 2 cartões de crédito;
- 9% têm somente 1 cartão de crédito
Compras
Para 34% dos participantes da pesquisa, as compras no supermercado e alimentação são consideradas importantes. Logo depois, 15% dos consumidores utilizam o cartão para compras em farmácia e 14% para a compra de eletrodomésticos. Os demais gastos pagas com o cartão são roupas (11%), viagens (10%) e móveis (10%).
Representando uma porcentagem mais baixa, aparecem os consumidores que usam o cartão para pagar boletos, 6%.
“A pesquisa mostra a relevância do cartão de crédito na vida econômica dos brasileiros, mas ao mesmo tempo acende o alerta sobre os riscos da inadimplência”, disse Amanda Rapouzo, Gerente do Serasa eCred ao g1.
Enrolado com o cartão? Confira dicas para sair das dívidas
- Saiba exatamente quanto está devendo
É importante saber primeiramente quanto está devendo. Contate a administradora do cartão para pedir o CET (Custo Efetivo Total). Somente com isso, você saberá exatamente o quanto deve. O Procon-RJ explica que isto é um direto de todos os consumidores.
- Confira suas finanças a fundo
Após saber o tamanho de sua dívida com o cartão de crédito, o momento agora é o de descobrir quanto é possível reservar todos os meses para pagar essa dívida. Faça uma planilha no computador ou em um caderno para ter uma visão geral de suas finanças. É importante ter o controle de tudo que se ganha, os gastos fixos e os eventuais.
- Negocie a dívida
Após estes primeiros passos, é importante entrar em contato com o cartão e tentar uma negociação especial com a administradora. Uma dica primordial é aceitar a proposta se ela realmente estiver dentro das possibilidades do consumidor. Caso contrário, o consumidor pode se atrapalhar novamente.