ESSES são os BENEFÍCIOS de quem é microempreendedor
ANIMAÇãO
Ariel França
TEXTO
Redação
O Microempreendedor Individual é um dos mais novos regimes empresariais. Vinculado ao Simples Nacional, este modelo cresceu consideravelmente nos últimos meses.
Existem duas explicações para a abertura de um MEI hoje em dia. A primeira é a idealização do sonho de abrir o próprio negócio (32%).
A segunda se refere à necessidade de obter uma renda extra em meio a um cenário pós-pandemia onde a economia do país está começando a se recuperar.
Os benefícios oferecidos para quem se oficializa como MEI também se tornaram um atrativo. É o caso dos benefícios previdenciários concedidos pelo INSS.
Hoje o MEI que contribui mensalmente por meio do Documento de Arrecadação Simplificado, tem direito a aposentadoria, salário maternidade e auxílio doença.
Enquanto isso, os dependentes tem direito ao auxílio reclusão e a pensão por morte.
Conforme mencionado, para ter direito aos benefícios previdenciários é necessário pagar mensalmente o Documento de Arrecadação Simplificada (DAS-MEI).
Normalmente, o acesso é liberado após doze meses de contribuições, mesmo período em que pode haver o cancelamento do CNPJ em caso de atraso na contribuição.