Presidente do INSS tem entrevista interrompida por sua assessoria. Na última semana, em matéria gravada para a TV Globo, o novo gestor da previdência social, teve sua fala suspensa pela própria equipe de comunicação do órgão. O caso aconteceu ao ser questionado pela jornalista Mônica Carvalho, sobre as novas regras para análise dos benefícios. Entenda.
Há semanas o INSS está em crise devido ao atraso na concessão de seus benefícios. Para falar sobre o assunto, o novo presidente do órgão, Guilherme Gastaldello Pinheiro Serrano, participou de uma entrevista com a TV Globo. No entanto, foi surpreendido pela sua própria assessora.
O que o INSS tem a esconder?
O principal motivo pelo qual a assessora interrompeu a fala de Gasteldello foram os atrasos do INSS. A jornalista o questionou sobre o aumento no volume de trabalho por parte dos servidores que estão aderindo a greve. No entanto, a líder da equipe de comunicação tomou à frente das câmeras afirmando que agenda estava “muito corrida”, impedindo que o gestor respondesse sobre.
“É verdade ou possível que os analistas estejam decidindo mais rapidamente pelo indeferimento para desafogar o trabalho?”, questionou a jornalista. No entanto, o Gasteldello saiu do ar sem responder.
Atualmente o INSS se encontra com cerca de 1 milhão de benefícios aguardando pela aprovação. A principal dificuldade tem sido a realização das perícias médicas que estão sem profissionais para o desenvolvimento.
Os peritos do INSS se mantêm em greve, lutando por melhores condições de trabalho. Contrapartida, o Governo Federal aprovou a concessão dos abonos sem a avaliação de saúde realizada pelo INSS.
Agora, os cidadãos conseguem o parecer de aprovação a partir da exibição de atestados e demais exames que comprovem a incapacidade de trabalho.
Ainda não há uma previsão de resolução imediata para os atrasos do INSS que nesse momento acumula bilhões em multas gerenciadas pela Justiça Federal. É válido ressaltar que quanto maior for a inadimplência do órgão, mais fundo fica o rombo no orçamento da União.
Para mais informações sobre a greve e atrasos do INSS, acompanhe nossa página previdenciária exclusiva. Por meio dela, você consegue ter acesso aos principais informes do órgão.