Para quem deseja receber uma renda extra mensalmente, a bolsa de valores conta com ações que pagam bons dividendos, e com regularidade. Descubra uma carteira com ações que pagam dividendos mensais, segundo levantamento realizado pelo InfoMoney.
Para realizar o levantamento, foi verificado o histórico, considerando a data de pagamento e a frequência dos últimos cinco anos, de 2017 a 2021. Nesta pesquisa, foram inseridas as empresas que registraram a maior regularidade na oferta de lucro aos acionistas.
Carteira com ações que pagam dividendos mensais
Empresas que pagam todo mês:
Empresas que pagam, pelo menos, seis vezes ao ano:
- Banco do Brasil (geralmente em março, maio, junho. agosto, setembro, novembro e dezembro)
- Itaúsa (geralmente em janeiro, março, abril, julho, agosto e outubro)
Empresa que paga dividendos quatro vezes ao ano:
- Taesa (geralmente em maio, agosto, novembro e dezembro)
Empresas que pagam duas vezes ao ano:
- BB Seguridade (geralmente em fevereiro e agosto)
- Vale (geralmente em março e setembro)
- Totvs (geralmente em maio e outubro)
- Klabin (fevereiro e novembro)
- Weg (geralmente em março e agosto)
O que deve ser observado para a carteira de dividendos
Segundo especialistas consultados pelo InfoMoney, a primeira recomendação é sempre priorizar companhias de setores resilientes — conhecidas por serem boas geradoras de caixa.
Entre os setores mais recomendados, o sócio-fundador do Ações Garantem o Futuro, Fabio Baroni, cita os de bancos, energia, saneamento, telecomunicações e seguros.
Outro ponto é decidir pelas boas empresas, no momento da tomada de decisão — mesmo se estas não pagarem proventos todo mês.
O dividend yield (taxa de retorno com dividendos) também deve ser observado. Segundo o estrategista de ações da Santander Corretora, Ricardo Peretti, uma empresa, para integrar uma estratégia de renda passiva, deveria ter pelo menos um dividend yield acima de 4%.
Conforme Baroni, não somente o retorno em dividendos e a regularidade importam. No retorno, também pesa bastante o valor de compra da ação. Isso se chama yield on cost. Quanto mais barato se adquire uma ação, maior o retorno ao investidor de renda passiva.
Para quem procura desenvolver uma carteira mensal de dividendos, o especialista ainda recomenda definir metas por número de ações.