INSS anuncia o retorno de seu atendimento presencial. Após meses paralisado, devido a pandemia do novo coronavírus, o serviço nas unidades da previdência social voltará a funcionar. Quem desejar ir resolver alguma pendência, já pode agendar o horário pela internet. Acompanhe.
A pandemia do novo coronavírus inviabilizou a realização de uma série de serviços. Para os aposentados e pensionistas do INSS, o atendimento presencial ficou suspenso por quase dois anos. No entanto, desde essa segunda-feira (14), as atividades voltaram a ser realizadas.
Como agendar um atendimento presencial pelo INSS?
Para marcar um horário, o cidadão precisa se conectar ao aplicativo do Meu INSS e cumprir as etapas abaixo:
- Entre no aplicativo ou site;
- Clique em “Agendamento/requerimentos”
- Escolha o serviço desejado;
- Preencha suas informações de login, como usuário e senha;
- Preencha os dados necessários sobre o benefício;
- Escolha uma agência, data e horário para ser atendido;
- Guarde o número de protocolo e compareça na data marcada.
Outra forma de marcar seu atendimento é telefonando para o 135. Nesse caso, informe seus dados de identificação pessoal, o serviço que deseja realizar e confirme o dia e horário disponível.
É válido enfatizar que no dia da marcação o cidadão deve apresentar o comprovante de seu agendamento.
Não tenho cadastro no Meu INSS, como conectar?
Nesse caso, você precisa criar seu login seguindo as etapas abaixo:
- Entre no portal Meu INSS;
- Clique em “Cadastrar senha”;
- Você será redirecionado para a página do acesso único;
- Clique em “Crie sua conta gov.br”;
- Selecione uma das opções de cadastro (a mais comum é através do CPF);
- Siga as próximas orientações para criar sua conta gov.br.
- Entre no site Meu INSS;
- Clique em “Entrar”;
- Digite seu CPF e em seguida, clique em “Avançar”;
- Insira a senha escolhida no momento do cadastro e selecione “Entrar”.
Serviços realizados presencialmente no INSS
- perícia médica;
- cumprimento de exigências -digitalização e conferência por servidor de documentos originais;
- serviço social;
- reabilitação profissional;
- justificação administrativa;
- justificação judicial;
- atendimento relacionado ao Monitoramento Operacional de Benefícios;
- entrega de documentos por convocação;
- prova de vida, em situações excepcionais não resolvidas pelo banco;
- retirada de histórico de atendimento de chat ou central 135