De acordo com uma pesquisa realizada pela Boa Vista, 91% dos consumidores do país já passaram pela situação de ter crédito negado pelo menos uma vez na vida. O levantamento que contou com a participação de 3 mil pessoas, mostrou que o principal motivo da recusa apontado pelos consumidores foi o baixo ocorre de crédito, razão citada por 43% dos entrevistados.
O segundo motivo mais citado foram as restrições no nome, apontado por 42% dos entrevistados, seguido de não ter como comprovar renda (11%), não possuir carteira assinada (4%) e não ter conta em banco (1%). “
Todas essas causas, de fato, podem dificultar a tomada de crédito por parte do consumidor, já que as empresas levam em conta informações sobre comportamento de pagamentos dos clientes, sejam pessoas físicas, sejam pessoas jurídicas”, explicou a Agência Brasil, o economista da Boa Vista Flávio Calife.
Também foi apontado pela pesquisa que a compreensão a respeito do Cadastro Positivo pelos consumidores, subiu para 94%, ante 78% registrados em 2021. O Cadastro Positivo é um banco de informações com registro do histórico de pagamentos em dia dos consumidores.
“Uma diminuição da taxa de juros médio e a inclusão de consumidores no mercado de crédito são impactos positivos para a economia do país, e só podem ser alcançados por meio da disponibilização de informações cada vez mais precisas para a concessão de crédito”, finalizou Calife.
Como consultar o Cadastro Positivo
A consulta é bem fácil, bastando que o consumidor acesse o site oficial do serviço. Depois, é preciso inserir dados de login como CPF e senha.
Após inserir estes dados, o consumidor já será direcionado aos seus dados referentes ao Cadastro Positivo.
As consultas também podem ser realizadas dentro dos órgãos de proteção ao crédito. Para isso, acesse as plataformas oficiais e insira as informações do login. Para começar o processo de verificação, é só procurar o campo do Cadastro Positivo.