- Receita Federal dá início as declarações do Imposto de Renda;
- Contribuintes devem reunir suas documentações para comprovar os rendimentos;
- É possível fazer consulta para saber os rendimentos pela internet.
Brasileiros devem ficar atentos aos prazos do Imposto de Renda. Começou nesta segunda-feira (07), o envio das declarações do IRPF. O procedimento estará disponível até o dia 29 de abril e é de caráter obrigatório para parte significativa da população. Abaixo, confira a lista de documentos que deve ser apresentada.
A declaração do Imposto de Renda é um procedimento anual que deve ser feita pelos brasileiros que ultrapassaram o teto fiscal de R$ 28 mil. Sua realização é feita através da Receita Federal que disponibiliza um programa para que o cidadão preste conta dos seus rendimentos.
Quem precisa declarar o Imposto de Renda em 2022
Para esse ano, o valor mínimo a ser tarifado é de R$ 28.559,70. Isso significa dizer que todos aqueles que acumularam essa quantia em 2021, sendo rendimentos tributáveis, devem explicitar para o órgão todos os valores recebidos e gastos.
Além disso, o envio da declaração é obrigatório também para:
- Contribuintes que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado;
- Quem obteve, em qualquer mês de 2021, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;
- Quem teve isenção de imposto sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais, seguido de aquisição de outro imóvel residencial no prazo de 180 dias;
- Quem teve, em 2021, receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50 em atividade rural;
- Quem tinha, até 31 de dezembro de 2021, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil;
- Quem passou para a condição de residente no Brasil em qualquer mês e se encontrava nessa condição até 31 de dezembro de 2021.
Quais documentos devo reunir para o IRPF de 2022?
Como a declaração é feita pela internet, o cidadão precisa comprovar todos os dados informados no ato de sua prestação de contas. Isso implica dizer que ele deverá reunir uma série de registros que atestem sua titularidade e também os rendimentos e bens. De modo geral, a Receita Federal fiscaliza os seguintes dados:
Identificação pessoal
- Endereço atualizado;
- Nome, CPF, grau de parentesco e data de nascimento dos dependentes;
- Cópia da última Declaração de Imposto de Renda (caso tenha);
- Atividade profissional atual;
- Informações da conta para restituição ou débitos das cotas de imposto apurado (caso tenha).
Comprovante de bens
- Imóveis: Data de aquisição, área do imóvel, IPTU, registro de inscrição no órgão público e registro no cartório de Imóveis;
- Veículos e aeronaves: Número do Renavam, registro no órgão fiscalizador;
- Contas correntes e aplicações: CNPJ da instituição financeira, agência e número da conta.
Declarações de renda
- Instituições financeiras;
- Aposentadoria, salário, pensão, distribuição de lucros, pró-labore;
- Aluguéis de bens móveis e imóveis;
- Programas fiscais, como Nota Fiscal Paulista e Nota Fiscal Paulistana;
- Informes de outras rendas recebidas em 2021, como doações, heranças e pensão;
- Informações do Carnê-Leão para importação na Declaração do Imposto de Renda;
- Informes de rendimentos adquiridos com a renda variável;
- Notas de corretagem e extratos de IR enviadas pelas corretoras onde negociação é feita;
- DARFs de Renda Variável.
Registros de pagamento e dedução
- Comprovantes de gastos com educação;
- Comprovante de pagamento de previdência social e privada;
- Comprovante de doações;
- Recibos ou informes de rendimentos de plano, ou seguro de saúde;
- Despesas médicas e odontológicas.
Como consultar sua situação com a Receita Federal
- Gere um código de acesso ou certificado digital no portal e-CAC, neste link aqui: https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login/index.
- Depois de gerar esse código ou certificado, você vai entrar no portal e-CAC, fazer seu login e colocar a senha. Assim que logar, vai aparecer uma tela com várias opções. Aí, você clicará na opção “Declaração e demonstrativos”. Em seguida, você vai selecionar a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”.
- Na sequência, seleciona a opção de “Serviços”.
- Abra sua aba da declaração e confira seu status, podendo ser: em processamento, processada, em fila de restituição, com pendência, em análise, retificada, cancelada ou tratamento manual. Esse status serve para que, caso não esteja tudo certo, você possa corrigir o que estiver errado.