Pela primeira vez no Brasil, um grande banco terá um caixa eletrônico de um terceiro dentro de suas agências. A TecBan, empresa controlada pelos cinco maiores bancos do país, deu início a um projeto piloto com o Santander em Goiás e já disse estar negociando com outras instituições.
Esta abertura é mais um indício do momento de grande transformação que o setor bancário está passando. Em alguns países, essa integração de caixas independentes dentro das agências já é comum.
O objetivo não é substituir os caixas eletrônicos próprios dos bancos pelas unidades do Banco24Horas, marca utilizada pela TecBan. Os terminais serão instalados nas agências onde o banco não tem caixa próprio.
O projeto piloto está sendo implementado em duas agências do Santander localizadas nos municípios de Ceres e Goianésia. Os caixas estão sendo instalados em um local aberto e pode ser utilizado por qualquer cliente das cerca de 150 instituições ligadas ao Banco24Horas.
O vice-presidente executivo de tecnologia e operações do Santander, Ele Viani, disse que o objetivo do banco com este projeto é o expandir sua oferta de serviços bancários em locais que não possuem demanda para infraestrutura de terminais de apenas uma instituição.
Desta forma, o Santander aumenta a possibilidade de criação de novos negócios com clientes em potencial, trazendo mais resultados para as agências.
“Essa parceria abre caminho para melhorar a experiência do cliente e fomentar o desenvolvimento em regiões mais afastadas de grandes centros urbanos”, disse ele ao Valor Investe. O Santander possui cerca de 13 mil equipamentos próprios.
Expansão
Segundo o modelo de parceria, o investimento total na implantação dos terminais fica sob responsabilidade da TecBan. A projeção da empresa é o de aumentar o modelo para agências de outras instituições, inclusive fintechs, bancos digitais e qualquer parceiro interessado, sem nenhuma restrição.
“Agora, além de estar no dia a dia das pessoas, com presença em estabelecimentos comerciais essenciais, também vamos potencializar o espaço e a capilaridade das agências bancárias, para que atendam a necessidade da região em que estão inseridas, mesmo que não sejam clientes específicos daquela instituição. Estamos focados em oferecer soluções diferenciadas, escaláveis e sustentáveis”, disse o diretor-geral da TecBan, Jaques Rosenzvaig.