Em Pernambuco, IPVA começa a ser pago nesta semana; confira o calendário

Governo do Estado de Pernambuco inicia as cobranças do IPVA. Nessa semana, venceu-se a primeira parcela de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Os motoristas com placas vencidas em 1 e 2 foram os primeiros notificados para a prestação de contas. Acompanhe o calendário no texto abaixo.

Em Pernambuco, IPVA começa a ser pago nesta semana; confira o calendário (Imagem: FDR)
Em Pernambuco, IPVA começa a ser pago nesta semana; confira o calendário (Imagem: FDR)

O IPVA está entre os impostos que precisam ser anualmente quitados. Sua gerencia é feita por meio do governo de cada estado, em parceria com o Departamento de Trânsito (Detran). Para quem reside em Pernambuco, a primeira mensalidade venceu nessa quarta-feira (09), com uma possibilidade de 7% de desconto por meio da cota única.

Informes do IPVA PE 2022

Esse ano, a população poderá dividir o imposto em até três parcelas, porém não haverá descontos. Todavia, aqueles com o valor total já em mãos conseguirá um reajuste através da chamada cota única.

Para cada fim de placa foram determinadas datas específicas de vencimento, conforme mostra o calendário abaixo:

Calendário de pagamento de IPVA

Numeração Primeira parcela e cota única Segunda parcela Terceira parcela
Placas 1 e 2 9 de fevereiro 9 de março 7 de abril
Placas 3 e 4 15 de fevereiro 15 de março 13 de abril
Placas 5 e 6 18 de fevereiro 18 de março 20 de abril
Placas 7 e 8 22 de fevereiro 23 de março 26 de abril
Placas 9 e 0 24 de fevereiro 30 de março 29 de abril

Fonte: Detran-PE

Consulta no site do Detran

O cidadão que ainda estiver sem seu carnê de cobrança, precisa acessar o site do Detran. Na página, basta ir até a parte de impostos, selecionar IPVA e digitar o número da placa e Renavam do veículo.

Automaticamente será carregada uma nova guia que disponibilizará o boleto com o valor total e também as três mensalidades parceladas. Basta imprimir ou fazer o pagamento por meio da leitura do código de barras em um aplicativo bancário.

Lista dos pernambucanos isentos do IPVA 2022

  • Veículos de turistas estrangeiros, desde que acompanhados pelo certificado internacional de circular e conduzir;
  • Corpo diplomático do governo;
  • Máquinas agrícolas e de terraplanagem;
  • Veículo movido a motor elétrico;
  • Transporte escolar;
  • Veículo rodoviário que transporta 20 passageiros ( vans de aluguel) que inclui um condutor;
  • Veículos de deficientes físicos;
  • Ambulâncias e demais veículos de serviços públicos.
  • Veículo roubado ou furtado ( dentro do período da ocorrência do fato até a devolução do veículo o imposto pago deve ser restituído ao contribuinte);
  • Táxis e moto táxis;
  • Embarcação pertencente a pescador profissional pessoa física que usa na atividade artesanal para subsistência;
  • Veículos com menos de 50 cilindradas.

É válido ressaltar que o pagamento do IPVA é de caráter obrigatório e a inadimplência deve resultar na proibição de circulação do veículo mediante o impedimento de renovação da CNH.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.